PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Carlos Viniciuspt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T19:28:33Z-
dc.date.available2022-06-30T19:28:33Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4611-
dc.description.abstractObjective: To present the importance of Cardiorespiratory Fitness (ACR) for children and adolescents in the school community and to highlight the differences in results by participants and non-participants of sports initiation and physical activities of this phenomenon. Method: Bibliographic research in studies from 2012 to 2022, of the population of children and adolescents from 06 to 18 years of age, regarding cardiorespiratory fitness related to health in school physical education. Results: Overweight and obese children and adolescents are directly associated with lower motor performance, schoolchildren with better ACR levels are associated with body mass index (BMI) values close to those classified as normal, and schoolchildren with lower ACR levels, consequently, have higher BMI values. The Physically Active Learning Intervention (AFA) led by teachers with the aim of increasing the physical activity levels of schoolchildren obtained positive results for ACR when compared to baseline data, with the control group (CG) and the Don't worry be happy group (NPSF). Considerations: Children and adolescents in the school environment with a higher BMI are inversely linked to a better estimation level of the ACR, a multidisciplinary work is needed in the school environment, between physical education, nutrition and psychology; for constant awareness of sedentary lifestyle, irregular diet, overweight and obesity; both for the students themselves and for parents and teachers. The type, frequency and intensity of interventions in physical education classes, both in regular activities and in sports initiation is also extremely important for the development and involvement of students.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAptidão cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectIniciação esportivapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleAptidão cardiorrespiratória de alunos participantes de iniciação esportiva e atividades físicas na escola em comparação aos não participantespt_BR
dc.title.alternativeCardiorespiratory fitness of students participating in sports initiation and physical activities at school compared to non-participantspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Cintia dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570552717844241pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marcelo de Castro Spada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7823545860881328pt_BR
dc.contributor.referee3Veiga, Thales Gilson Nasser da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450431879381630pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Apresentar a importância da Aptidão cardiorrespiratória (ACR) para crianças e adolescentes da comunidade escolar e evidenciar as diferenças de resultados por participantes e não participantes de iniciação esportiva e atividades físicas deste fenômeno. Método: Pesquisa bibliográfica em estudos de 2012 a 2022, da população de crianças e adolescentes de 06 a 18 anos de idade, a respeito da aptidão cardiorrespiratória relacionado a saúde na educação física escolar. Resultados: Crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade estão diretamente associados a um menor desempenho motor, escolares com melhores níveis de ACR estão associados com valores de índice de massa corporal (IMC) próximos aos classificados como normal, já escolares com menores níveis de ACR, consequentemente tiveram maiores valores de IMC. A intervenção aprendizado fisicamente ativo (AFA) liderada por professores com objetivo de aumentar os níveis de atividade física dos escolares obteve resultados positivos para a ACR quando comparados com os dados basais, com o grupo controle (GC) e o grupo Não se preocupe seja feliz (NPSF). Considerações: Crianças e adolescentes do ambiente escolar com um maior IMC está inversamente ligado a um melhor nível de estimativa da ACR, necessita-se um trabalho multidisciplinar no ambiente escolar, entre a educação física, nutrição e psicologia; para a conscientização constante do sedentarismo, alimentação irregular, sobrepeso e obesidade; tanto para os próprios escolares quanto pais e professores. O tipo, frequência e intensidade das intervenções nas aulas de educação física, tanto em atividades regulares quanto em iniciação esportiva também é de extrema importância para o desenvolvimento, envolvimento dos escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.degree.graduationEducação física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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