PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4593
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil
Autor(es): Pereira, Pricylla Borges
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Quimuenhe, Ancha
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Maria da Luz Santos
Resumo: No processo do ensino-aprendizagem são necessários recursos pedagógicos apropriados que auxiliem a criança. O professor utilizando de técnicas e métodos adequados, possibilita o ensino mais agradável, atraente e divertido. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, tendo como fundamentação teórica Jean Piaget (1978) e Lev Vygotsky (1998). Os procedimentos metodológicos utilizados nessa pesquisa foram a pesquisa de natureza qualitativa bibliográfica, no qual, a pesquisadora realizou o levantamento de teses e dissertações acerca do tema investigado. No primeiro capítulo, apresentamos a análise de como se caracteriza o processo de aprendizagem e como os jogos e brincadeiras na educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento das crianças na educação infantil de 0 a 5 anos e 11 meses. No segundo capítulo, consta a dimensão pedagógica dos jogos e brincadeiras na educação infantil de acordo com os teóricos Piaget e Vygotsky. No terceiro e último capítulo, contém análises, exemplos, imagens de cada jogos e brincadeiras e sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Como resultado deste estudo investigativo, reafirmamos a compreensão da necessidade de oportunizar à criança espaços e tempo destinados aos jogos e brincadeiras, para que estas desenvolvam as suas potencialidades afetivas, cognitivas e motoras, aprimorem a socialização, a criatividade, a comunicação e a interação social, enfim, que desenvolvam as suas potencialidades de maneira contínua e adequada.
Abstract: In the teaching-learning process, pedagogical resources are needed appropriate to help the child. The teacher using techniques and methods appropriate, makes teaching more enjoyable, attractive and fun. the present This research aims to present the importance of games and games in the early childhood education, based on Jean Piaget (1978) and Lev Vygotsky (1998). The methodological procedures used in this research were the qualitative bibliographic research, in which the researcher carried out the survey of theses and dissertations on the investigated topic. in the first chapter, we present the analysis of how the learning process is characterized and how games and games in early childhood education can contribute to the development of children in early childhood education from 0 to 5 years and 11 months. At the In the second chapter, there is the pedagogical dimension of games and games in the early childhood education according to theorists Piaget and Vygotsky. in the third and last chapter, contains analysis, examples, images of each games and games and their contribution to the child's development and learning. As a result this investigative study, we reaffirm our understanding of the need to provide the child with spaces and time for games and play, so that they develop their affective, cognitive and motor potential, improve socialization, creativity, communication and social interaction, in short, that develop their potential in a continuous and adequate manner.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação infantil
Jogos
Brincadeiras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4593
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONO II - PRICYLLA BORGES PEREIRA - Repositório.pdf949,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador