PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Pricylla Borgespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T16:03:51Z-
dc.date.available2022-06-30T16:03:51Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4593-
dc.description.abstractIn the teaching-learning process, pedagogical resources are needed appropriate to help the child. The teacher using techniques and methods appropriate, makes teaching more enjoyable, attractive and fun. the present This research aims to present the importance of games and games in the early childhood education, based on Jean Piaget (1978) and Lev Vygotsky (1998). The methodological procedures used in this research were the qualitative bibliographic research, in which the researcher carried out the survey of theses and dissertations on the investigated topic. in the first chapter, we present the analysis of how the learning process is characterized and how games and games in early childhood education can contribute to the development of children in early childhood education from 0 to 5 years and 11 months. At the In the second chapter, there is the pedagogical dimension of games and games in the early childhood education according to theorists Piaget and Vygotsky. in the third and last chapter, contains analysis, examples, images of each games and games and their contribution to the child's development and learning. As a result this investigative study, we reaffirm our understanding of the need to provide the child with spaces and time for games and play, so that they develop their affective, cognitive and motor potential, improve socialization, creativity, communication and social interaction, in short, that develop their potential in a continuous and adequate manner.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee1Quimuenhe, Ancha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0186345200547801pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Maria da Luz Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500pt_BR
dc.description.resumoNo processo do ensino-aprendizagem são necessários recursos pedagógicos apropriados que auxiliem a criança. O professor utilizando de técnicas e métodos adequados, possibilita o ensino mais agradável, atraente e divertido. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, tendo como fundamentação teórica Jean Piaget (1978) e Lev Vygotsky (1998). Os procedimentos metodológicos utilizados nessa pesquisa foram a pesquisa de natureza qualitativa bibliográfica, no qual, a pesquisadora realizou o levantamento de teses e dissertações acerca do tema investigado. No primeiro capítulo, apresentamos a análise de como se caracteriza o processo de aprendizagem e como os jogos e brincadeiras na educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento das crianças na educação infantil de 0 a 5 anos e 11 meses. No segundo capítulo, consta a dimensão pedagógica dos jogos e brincadeiras na educação infantil de acordo com os teóricos Piaget e Vygotsky. No terceiro e último capítulo, contém análises, exemplos, imagens de cada jogos e brincadeiras e sua contribuição para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Como resultado deste estudo investigativo, reafirmamos a compreensão da necessidade de oportunizar à criança espaços e tempo destinados aos jogos e brincadeiras, para que estas desenvolvam as suas potencialidades afetivas, cognitivas e motoras, aprimorem a socialização, a criatividade, a comunicação e a interação social, enfim, que desenvolvam as suas potencialidades de maneira contínua e adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONO II - PRICYLLA BORGES PEREIRA - Repositório.pdf949,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador