PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4550
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminho
Autor(es): Santos, Tatiana Souza
Primeiro Orientador: Rogeri, Raquia Rabelo
metadata.dc.contributor.referee1: Morais, Frederico Dourado Rodrigues
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso, cujo tema é “Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminho”, tem como cerne da discussão a análise, à luz dos documentos e da revisão bibliográfica, um pouco da historicidade da inclusão escolar de pessoas com deficiência, no Brasil. Partindo desta perspectiva, o objetivo geral deste texto é compreender em que consiste o processo de inclusão escolar no Brasil, em especial, durante a pandemia. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: aprofundar conhecimentos acerca dos direitos a educação inclusiva e das principais políticas públicas no Brasil; analisar dados de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas acerca da inclusão escolar em tempos de pandemia; discutir com bases teóricas, os impactos de uma educação não inclusiva em pessoas com deficiência. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais referenciais teóricos presentes neste trabalho são: PESSOTTI (1984), ARANHA (1995), SASSAKI (1997), BIANCHETI (1998), MANTOAN (2003), PADILHA (2005), OLIVEIRA (2019) e entre outros. No contexto da legislação utilizou-se os seguintes referenciais: (BRASIL, 2001), (BRASIL, 2002), (MEC, 2004), (BRASIL,2008) e entre outros. A revisão teórica nos aponta que é necessário discutir a temática para efetiva compreensão de que a inclusão supera o conceito da integração, não se restringe a inserção do aluno atípico no espaço da escola. É preciso pensar para além das matrículas desses alunos no espaço escolar, mas em como garantir a sua permanência, pois o processo inclusivo ocorre quando há de fato uma educação de qualidade para todos, tendo como consequência o desenvolvimento integral dos sujeitos.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Deficiência
Pandemia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4550
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
monografia Tatiana Souza Santos versão para o RAG.pdf324,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador