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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4550
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminho |
Autor(es): | Santos, Tatiana Souza |
Primeiro Orientador: | Rogeri, Raquia Rabelo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Morais, Frederico Dourado Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão do curso, cujo tema é “Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminho”, tem como cerne da discussão a análise, à luz dos documentos e da revisão bibliográfica, um pouco da historicidade da inclusão escolar de pessoas com deficiência, no Brasil. Partindo desta perspectiva, o objetivo geral deste texto é compreender em que consiste o processo de inclusão escolar no Brasil, em especial, durante a pandemia. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: aprofundar conhecimentos acerca dos direitos a educação inclusiva e das principais políticas públicas no Brasil; analisar dados de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas acerca da inclusão escolar em tempos de pandemia; discutir com bases teóricas, os impactos de uma educação não inclusiva em pessoas com deficiência. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais referenciais teóricos presentes neste trabalho são: PESSOTTI (1984), ARANHA (1995), SASSAKI (1997), BIANCHETI (1998), MANTOAN (2003), PADILHA (2005), OLIVEIRA (2019) e entre outros. No contexto da legislação utilizou-se os seguintes referenciais: (BRASIL, 2001), (BRASIL, 2002), (MEC, 2004), (BRASIL,2008) e entre outros. A revisão teórica nos aponta que é necessário discutir a temática para efetiva compreensão de que a inclusão supera o conceito da integração, não se restringe a inserção do aluno atípico no espaço da escola. É preciso pensar para além das matrículas desses alunos no espaço escolar, mas em como garantir a sua permanência, pois o processo inclusivo ocorre quando há de fato uma educação de qualidade para todos, tendo como consequência o desenvolvimento integral dos sujeitos. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Deficiência Pandemia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4550 |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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