PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tatiana Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T12:37:48Z-
dc.date.available2022-06-30T12:37:48Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4550-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleEducação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rogeri, Raquia Rabelopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Frederico Dourado Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4555750266584433pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão do curso, cujo tema é “Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminho”, tem como cerne da discussão a análise, à luz dos documentos e da revisão bibliográfica, um pouco da historicidade da inclusão escolar de pessoas com deficiência, no Brasil. Partindo desta perspectiva, o objetivo geral deste texto é compreender em que consiste o processo de inclusão escolar no Brasil, em especial, durante a pandemia. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: aprofundar conhecimentos acerca dos direitos a educação inclusiva e das principais políticas públicas no Brasil; analisar dados de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas acerca da inclusão escolar em tempos de pandemia; discutir com bases teóricas, os impactos de uma educação não inclusiva em pessoas com deficiência. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais referenciais teóricos presentes neste trabalho são: PESSOTTI (1984), ARANHA (1995), SASSAKI (1997), BIANCHETI (1998), MANTOAN (2003), PADILHA (2005), OLIVEIRA (2019) e entre outros. No contexto da legislação utilizou-se os seguintes referenciais: (BRASIL, 2001), (BRASIL, 2002), (MEC, 2004), (BRASIL,2008) e entre outros. A revisão teórica nos aponta que é necessário discutir a temática para efetiva compreensão de que a inclusão supera o conceito da integração, não se restringe a inserção do aluno atípico no espaço da escola. É preciso pensar para além das matrículas desses alunos no espaço escolar, mas em como garantir a sua permanência, pois o processo inclusivo ocorre quando há de fato uma educação de qualidade para todos, tendo como consequência o desenvolvimento integral dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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