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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Tatiana Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T12:37:48Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T12:37:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4550 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rogeri, Raquia Rabelo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morais, Frederico Dourado Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4555750266584433 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão do curso, cujo tema é “Educação inclusiva de pessoas com deficiência no Brasil: avanços, retrocessos e uma pandemia no meio do caminho”, tem como cerne da discussão a análise, à luz dos documentos e da revisão bibliográfica, um pouco da historicidade da inclusão escolar de pessoas com deficiência, no Brasil. Partindo desta perspectiva, o objetivo geral deste texto é compreender em que consiste o processo de inclusão escolar no Brasil, em especial, durante a pandemia. Como objetivos específicos foram delineados os seguintes: aprofundar conhecimentos acerca dos direitos a educação inclusiva e das principais políticas públicas no Brasil; analisar dados de uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas acerca da inclusão escolar em tempos de pandemia; discutir com bases teóricas, os impactos de uma educação não inclusiva em pessoas com deficiência. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais referenciais teóricos presentes neste trabalho são: PESSOTTI (1984), ARANHA (1995), SASSAKI (1997), BIANCHETI (1998), MANTOAN (2003), PADILHA (2005), OLIVEIRA (2019) e entre outros. No contexto da legislação utilizou-se os seguintes referenciais: (BRASIL, 2001), (BRASIL, 2002), (MEC, 2004), (BRASIL,2008) e entre outros. A revisão teórica nos aponta que é necessário discutir a temática para efetiva compreensão de que a inclusão supera o conceito da integração, não se restringe a inserção do aluno atípico no espaço da escola. É preciso pensar para além das matrículas desses alunos no espaço escolar, mas em como garantir a sua permanência, pois o processo inclusivo ocorre quando há de fato uma educação de qualidade para todos, tendo como consequência o desenvolvimento integral dos sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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