PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos
Autor(es): Carvalho, Kathleen Feitosa de
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Zélia Maria
Resumo: Esse Trabalho de Conclusão de Curso sobre a formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo compreender os fundamentos contemplados na formação de docente para atuação nessa modalidade de educação. A educação é uma das áreas-chave para enfrentar os novos desafios gerados pela complexidade da modernidade, pelo processo de globalização. Assim, a educação é direito de todos, se estende a toda comunidade brasileira seja no período dos 6 anos aos 17 anos, mas também àqueles que não tiveram à oportunidade de frequentar à escola na idade certa. Nesse sentido, as políticas públicas devem voltar os olhos para esses sujeitos, são homens, mulheres, trabalhadores/as empregadas/as e desempregados/as ou em busca do primeiro emprego; moradores urbanos de periferias, moradores rurais. São filhos, pais, mães. A pesquisa centrou-se em fontes bibliográficas, referenciais, documentos físicos, online e internet. Os temas contemplados partem da trajetória da educação de Jovens e Adultos em sua multidimensionalidade, sua relação com a educação popular e os movimentos sociais. Enfatiza a importância dos sujeitos com diversos perfis da EJA, identifica os princípios e critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica, de formação de professor para modalidade de EJA, exigindo que a formação docente, complexidade social, política, pedagógica deve se desenvolver a partir da construção das relações dialógicas entre docente e discente, entre ensino e aprendizagem, buscando aproximar o conhecimento à realidade dos sujeitos, instigando-os a reconhecer a importância do estudo como direito social. Para tanto, a função do docente deve ir além do proposto, superando a mera alfabetização, promovendo uma relação de participantes aprendizes, todos aprendem e ensinam juntos, ambos, professor e estudante são detentores de diferentes conhecimentos. Identificar os princípios, critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica de formação de professor para modalidade de EJA
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4458
Data do documento: 22-Jun-2022
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