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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4458
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Carvalho, Kathleen Feitosa de |
Primeiro Orientador: | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Zélia Maria |
Resumo: | Esse Trabalho de Conclusão de Curso sobre a formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo compreender os fundamentos contemplados na formação de docente para atuação nessa modalidade de educação. A educação é uma das áreas-chave para enfrentar os novos desafios gerados pela complexidade da modernidade, pelo processo de globalização. Assim, a educação é direito de todos, se estende a toda comunidade brasileira seja no período dos 6 anos aos 17 anos, mas também àqueles que não tiveram à oportunidade de frequentar à escola na idade certa. Nesse sentido, as políticas públicas devem voltar os olhos para esses sujeitos, são homens, mulheres, trabalhadores/as empregadas/as e desempregados/as ou em busca do primeiro emprego; moradores urbanos de periferias, moradores rurais. São filhos, pais, mães. A pesquisa centrou-se em fontes bibliográficas, referenciais, documentos físicos, online e internet. Os temas contemplados partem da trajetória da educação de Jovens e Adultos em sua multidimensionalidade, sua relação com a educação popular e os movimentos sociais. Enfatiza a importância dos sujeitos com diversos perfis da EJA, identifica os princípios e critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica, de formação de professor para modalidade de EJA, exigindo que a formação docente, complexidade social, política, pedagógica deve se desenvolver a partir da construção das relações dialógicas entre docente e discente, entre ensino e aprendizagem, buscando aproximar o conhecimento à realidade dos sujeitos, instigando-os a reconhecer a importância do estudo como direito social. Para tanto, a função do docente deve ir além do proposto, superando a mera alfabetização, promovendo uma relação de participantes aprendizes, todos aprendem e ensinam juntos, ambos, professor e estudante são detentores de diferentes conhecimentos. Identificar os princípios, critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica de formação de professor para modalidade de EJA |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Políticas públicas Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4458 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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