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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carvalho, Kathleen Feitosa de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T20:51:31Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T20:51:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4458 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903234439052191 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borges, Zélia Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6558617308548659 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse Trabalho de Conclusão de Curso sobre a formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo compreender os fundamentos contemplados na formação de docente para atuação nessa modalidade de educação. A educação é uma das áreas-chave para enfrentar os novos desafios gerados pela complexidade da modernidade, pelo processo de globalização. Assim, a educação é direito de todos, se estende a toda comunidade brasileira seja no período dos 6 anos aos 17 anos, mas também àqueles que não tiveram à oportunidade de frequentar à escola na idade certa. Nesse sentido, as políticas públicas devem voltar os olhos para esses sujeitos, são homens, mulheres, trabalhadores/as empregadas/as e desempregados/as ou em busca do primeiro emprego; moradores urbanos de periferias, moradores rurais. São filhos, pais, mães. A pesquisa centrou-se em fontes bibliográficas, referenciais, documentos físicos, online e internet. Os temas contemplados partem da trajetória da educação de Jovens e Adultos em sua multidimensionalidade, sua relação com a educação popular e os movimentos sociais. Enfatiza a importância dos sujeitos com diversos perfis da EJA, identifica os princípios e critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica, de formação de professor para modalidade de EJA, exigindo que a formação docente, complexidade social, política, pedagógica deve se desenvolver a partir da construção das relações dialógicas entre docente e discente, entre ensino e aprendizagem, buscando aproximar o conhecimento à realidade dos sujeitos, instigando-os a reconhecer a importância do estudo como direito social. Para tanto, a função do docente deve ir além do proposto, superando a mera alfabetização, promovendo uma relação de participantes aprendizes, todos aprendem e ensinam juntos, ambos, professor e estudante são detentores de diferentes conhecimentos. Identificar os princípios, critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica de formação de professor para modalidade de EJA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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