PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Kathleen Feitosa dept_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T20:51:31Z-
dc.date.available2022-06-28T20:51:31Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4458-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA formação de professores para atuar na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Zélia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558617308548659pt_BR
dc.description.resumoEsse Trabalho de Conclusão de Curso sobre a formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo compreender os fundamentos contemplados na formação de docente para atuação nessa modalidade de educação. A educação é uma das áreas-chave para enfrentar os novos desafios gerados pela complexidade da modernidade, pelo processo de globalização. Assim, a educação é direito de todos, se estende a toda comunidade brasileira seja no período dos 6 anos aos 17 anos, mas também àqueles que não tiveram à oportunidade de frequentar à escola na idade certa. Nesse sentido, as políticas públicas devem voltar os olhos para esses sujeitos, são homens, mulheres, trabalhadores/as empregadas/as e desempregados/as ou em busca do primeiro emprego; moradores urbanos de periferias, moradores rurais. São filhos, pais, mães. A pesquisa centrou-se em fontes bibliográficas, referenciais, documentos físicos, online e internet. Os temas contemplados partem da trajetória da educação de Jovens e Adultos em sua multidimensionalidade, sua relação com a educação popular e os movimentos sociais. Enfatiza a importância dos sujeitos com diversos perfis da EJA, identifica os princípios e critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica, de formação de professor para modalidade de EJA, exigindo que a formação docente, complexidade social, política, pedagógica deve se desenvolver a partir da construção das relações dialógicas entre docente e discente, entre ensino e aprendizagem, buscando aproximar o conhecimento à realidade dos sujeitos, instigando-os a reconhecer a importância do estudo como direito social. Para tanto, a função do docente deve ir além do proposto, superando a mera alfabetização, promovendo uma relação de participantes aprendizes, todos aprendem e ensinam juntos, ambos, professor e estudante são detentores de diferentes conhecimentos. Identificar os princípios, critérios que devem ser contemplados na ação pedagógica de formação de professor para modalidade de EJApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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