Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4456
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relação educação e natureza: repensando a organização do espaço pedagógico |
Autor(es): | Prado, Evellyn Mendonça do |
Primeiro Orientador: | Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Zélia Maria |
Resumo: | Nesse momento sócio-histórico de distanciamento da humanidade com o mundo natural, advindo de uma mentalidade da era moderna que reduziu a natureza a mercadoria, as infâncias encontram-se de um lado institucionalizadas e fechadas entre as paredes, e de outro lado mergulhadas na desigualdade, sofrendo em contextos vulneráveis, e sem acesso a ambientes ao ar livre de qualidade. A partir disso, o método utilizado para a realização desta investigação centrou-se na pesquisa bibliográfica e de referência qualitativa, possibilitando a reflexão, de um lado, sobre os benefícios do contato com a natureza, e o compromisso de uma educação, que contribua para o desenvolvimento integral da criança na educação básica, levando em conta suas necessidades, o prazer ao aprender, e ao cuidar do meio ambiente. De outro lado, explorar as consequências físicas, sociais, mentais e ambientais dessa desconexão da humanidade com a natureza, situação que vem afetando o desenvolvimento das infâncias, e provocando sistematicamente a destruição do planeta. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral repensar a relação educação e natureza na organização do espaço escolar centrada em uma educação com visão plural, singular, integral da criança, do adolescente, do jovem, e do adulto para a cidadania planetária. A instituição escolar ao propor um ensino e ambiental em sua multidimensionalidade deve desenvolver um processo pedagógico reflexivo, crítico, humanizador, e que exige revisão das propostas curriculares, dos espaços escolares e das relações interpessoais. Essa revisão decorre da desconexão, vivida muitas vezes, pela educação que se distancia da realidade aprisionando o corpo, a criatividade, e as potencialidades do educando. |
Palavras-chave: | Educação Natureza Infâncias Ambiente escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4456 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCC _ EVELLYN MENDONÇA.pdf | 256,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador