PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4456
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação educação e natureza: repensando a organização do espaço pedagógico
Autor(es): Prado, Evellyn Mendonça do
Primeiro Orientador: Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Zélia Maria
Resumo: Nesse momento sócio-histórico de distanciamento da humanidade com o mundo natural, advindo de uma mentalidade da era moderna que reduziu a natureza a mercadoria, as infâncias encontram-se de um lado institucionalizadas e fechadas entre as paredes, e de outro lado mergulhadas na desigualdade, sofrendo em contextos vulneráveis, e sem acesso a ambientes ao ar livre de qualidade. A partir disso, o método utilizado para a realização desta investigação centrou-se na pesquisa bibliográfica e de referência qualitativa, possibilitando a reflexão, de um lado, sobre os benefícios do contato com a natureza, e o compromisso de uma educação, que contribua para o desenvolvimento integral da criança na educação básica, levando em conta suas necessidades, o prazer ao aprender, e ao cuidar do meio ambiente. De outro lado, explorar as consequências físicas, sociais, mentais e ambientais dessa desconexão da humanidade com a natureza, situação que vem afetando o desenvolvimento das infâncias, e provocando sistematicamente a destruição do planeta. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral repensar a relação educação e natureza na organização do espaço escolar centrada em uma educação com visão plural, singular, integral da criança, do adolescente, do jovem, e do adulto para a cidadania planetária. A instituição escolar ao propor um ensino e ambiental em sua multidimensionalidade deve desenvolver um processo pedagógico reflexivo, crítico, humanizador, e que exige revisão das propostas curriculares, dos espaços escolares e das relações interpessoais. Essa revisão decorre da desconexão, vivida muitas vezes, pela educação que se distancia da realidade aprisionando o corpo, a criatividade, e as potencialidades do educando.
Palavras-chave: Educação
Natureza
Infâncias
Ambiente escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4456
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC _ EVELLYN MENDONÇA.pdf256,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador