PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Evellyn Mendonça dopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T20:34:06Z-
dc.date.available2022-06-28T20:34:06Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4456-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleA relação educação e natureza: repensando a organização do espaço pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Craveiro, Clélia Brandão Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903234439052191pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Zélia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558617308548659pt_BR
dc.description.resumoNesse momento sócio-histórico de distanciamento da humanidade com o mundo natural, advindo de uma mentalidade da era moderna que reduziu a natureza a mercadoria, as infâncias encontram-se de um lado institucionalizadas e fechadas entre as paredes, e de outro lado mergulhadas na desigualdade, sofrendo em contextos vulneráveis, e sem acesso a ambientes ao ar livre de qualidade. A partir disso, o método utilizado para a realização desta investigação centrou-se na pesquisa bibliográfica e de referência qualitativa, possibilitando a reflexão, de um lado, sobre os benefícios do contato com a natureza, e o compromisso de uma educação, que contribua para o desenvolvimento integral da criança na educação básica, levando em conta suas necessidades, o prazer ao aprender, e ao cuidar do meio ambiente. De outro lado, explorar as consequências físicas, sociais, mentais e ambientais dessa desconexão da humanidade com a natureza, situação que vem afetando o desenvolvimento das infâncias, e provocando sistematicamente a destruição do planeta. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral repensar a relação educação e natureza na organização do espaço escolar centrada em uma educação com visão plural, singular, integral da criança, do adolescente, do jovem, e do adulto para a cidadania planetária. A instituição escolar ao propor um ensino e ambiental em sua multidimensionalidade deve desenvolver um processo pedagógico reflexivo, crítico, humanizador, e que exige revisão das propostas curriculares, dos espaços escolares e das relações interpessoais. Essa revisão decorre da desconexão, vivida muitas vezes, pela educação que se distancia da realidade aprisionando o corpo, a criatividade, e as potencialidades do educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC _ EVELLYN MENDONÇA.pdf256,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador