PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A dimensão da afetividade no processo de ensino e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon
Autor(es): Morais, Maria Luiza Lima do Nascimento
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Zélia Maria
Resumo: O presente estudo trata da temática da afetividade na perspectiva do referencial teórico de Henri Wallon, visa compreender como a afetividade integra a constituição do sujeito e analisar como o domínio funcional da afetividade atua no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu a verticalização em um quadro de referências de autores estudiosos da obra de Wallon, como: Dantas (1992); Galvão (1995); Almeida (2008) e também Wallon (1975; 1989). O estudo apresenta o autor Henri Wallon, contextualiza a sua teoria do desenvolvimento humano, dando centralidade a dimensão da afetividade, compreendida como um domínio funcional que tem atuação na vida psíquica. É a função mais arcaica da vida psíquica, faz a passagem do orgânico para o social, sendo a base para o desenvolvimento de função racional, cognitiva, ou seja, para o conhecimento. É discutida a integração das funções afetiva e cognitiva que sustenta as reflexões sobre a articulação afetividade e aprendizagem. Aponta-se a importância da afetividade no aprender e ensinar, com destaque para as relações professor-aluno em que estas contribuem tanto para a construção da pessoa, como para as relações que o aluno estabelece com os objetos de conhecimento. Por fim, considera a obra de Wallon importante para a formação de professores, pois possibilita refletir sobre o papel da afetividade na construção do conhecimento, mas também na construção do eu. Desse modo, põe em questão a primazia do desenvolvimento intelectual de forma isolada e afirma a integração afetividade e inteligência.
Palavras-chave: Wallon
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Professor-aluno
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Maria Luiza Lima do Nascimento Morais.pdf375,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador