Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A dimensão da afetividade no processo de ensino e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon |
Autor(es): | Morais, Maria Luiza Lima do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cardoso, Norma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Zélia Maria |
Resumo: | O presente estudo trata da temática da afetividade na perspectiva do referencial teórico de Henri Wallon, visa compreender como a afetividade integra a constituição do sujeito e analisar como o domínio funcional da afetividade atua no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu a verticalização em um quadro de referências de autores estudiosos da obra de Wallon, como: Dantas (1992); Galvão (1995); Almeida (2008) e também Wallon (1975; 1989). O estudo apresenta o autor Henri Wallon, contextualiza a sua teoria do desenvolvimento humano, dando centralidade a dimensão da afetividade, compreendida como um domínio funcional que tem atuação na vida psíquica. É a função mais arcaica da vida psíquica, faz a passagem do orgânico para o social, sendo a base para o desenvolvimento de função racional, cognitiva, ou seja, para o conhecimento. É discutida a integração das funções afetiva e cognitiva que sustenta as reflexões sobre a articulação afetividade e aprendizagem. Aponta-se a importância da afetividade no aprender e ensinar, com destaque para as relações professor-aluno em que estas contribuem tanto para a construção da pessoa, como para as relações que o aluno estabelece com os objetos de conhecimento. Por fim, considera a obra de Wallon importante para a formação de professores, pois possibilita refletir sobre o papel da afetividade na construção do conhecimento, mas também na construção do eu. Desse modo, põe em questão a primazia do desenvolvimento intelectual de forma isolada e afirma a integração afetividade e inteligência. |
Palavras-chave: | Wallon Afetividade Ensino-aprendizagem Professor-aluno |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
NC Monografia Maria Luiza Lima do Nascimento Morais.pdf | 375,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador