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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Morais, Maria Luiza Lima do Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T17:56:30Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T17:56:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Wallon | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor-aluno | pt_BR |
dc.title | A dimensão da afetividade no processo de ensino e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Borges, Zélia Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6558617308548659 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da temática da afetividade na perspectiva do referencial teórico de Henri Wallon, visa compreender como a afetividade integra a constituição do sujeito e analisar como o domínio funcional da afetividade atua no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu a verticalização em um quadro de referências de autores estudiosos da obra de Wallon, como: Dantas (1992); Galvão (1995); Almeida (2008) e também Wallon (1975; 1989). O estudo apresenta o autor Henri Wallon, contextualiza a sua teoria do desenvolvimento humano, dando centralidade a dimensão da afetividade, compreendida como um domínio funcional que tem atuação na vida psíquica. É a função mais arcaica da vida psíquica, faz a passagem do orgânico para o social, sendo a base para o desenvolvimento de função racional, cognitiva, ou seja, para o conhecimento. É discutida a integração das funções afetiva e cognitiva que sustenta as reflexões sobre a articulação afetividade e aprendizagem. Aponta-se a importância da afetividade no aprender e ensinar, com destaque para as relações professor-aluno em que estas contribuem tanto para a construção da pessoa, como para as relações que o aluno estabelece com os objetos de conhecimento. Por fim, considera a obra de Wallon importante para a formação de professores, pois possibilita refletir sobre o papel da afetividade na construção do conhecimento, mas também na construção do eu. Desse modo, põe em questão a primazia do desenvolvimento intelectual de forma isolada e afirma a integração afetividade e inteligência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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NC Monografia Maria Luiza Lima do Nascimento Morais.pdf | 375,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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