PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Maria Luiza Lima do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T17:56:30Z-
dc.date.available2022-06-28T17:56:30Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4440-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWallonpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor-alunopt_BR
dc.titleA dimensão da afetividade no processo de ensino e aprendizagem: contribuições de Henri Wallonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Zélia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558617308548659pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da temática da afetividade na perspectiva do referencial teórico de Henri Wallon, visa compreender como a afetividade integra a constituição do sujeito e analisar como o domínio funcional da afetividade atua no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que envolveu a verticalização em um quadro de referências de autores estudiosos da obra de Wallon, como: Dantas (1992); Galvão (1995); Almeida (2008) e também Wallon (1975; 1989). O estudo apresenta o autor Henri Wallon, contextualiza a sua teoria do desenvolvimento humano, dando centralidade a dimensão da afetividade, compreendida como um domínio funcional que tem atuação na vida psíquica. É a função mais arcaica da vida psíquica, faz a passagem do orgânico para o social, sendo a base para o desenvolvimento de função racional, cognitiva, ou seja, para o conhecimento. É discutida a integração das funções afetiva e cognitiva que sustenta as reflexões sobre a articulação afetividade e aprendizagem. Aponta-se a importância da afetividade no aprender e ensinar, com destaque para as relações professor-aluno em que estas contribuem tanto para a construção da pessoa, como para as relações que o aluno estabelece com os objetos de conhecimento. Por fim, considera a obra de Wallon importante para a formação de professores, pois possibilita refletir sobre o papel da afetividade na construção do conhecimento, mas também na construção do eu. Desse modo, põe em questão a primazia do desenvolvimento intelectual de forma isolada e afirma a integração afetividade e inteligência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Maria Luiza Lima do Nascimento Morais.pdf375,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador