PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4439
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da educação infantil para o processo de formação humana
Autor(es): Reis, Ana Cecília Antunes dos
Primeiro Orientador: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Norma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Rogeri, Raquia Rabelo
Resumo: O presente estudo trata da temática da Educação Infantil e o processo de formação humana, visa compreender como a Educação Infantil contribui para o processo de formação humana da criança. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que constituiu um quadro de referências relevante, contou com autores como: Brandão (1981); Oliveira (2011); Aranha (2012); Cambi (1999); Charlot (2013), entre outros que contribuíram de forma valorosa para este trabalho. O estudo levanta a discussão sobre educação e formação humana da criança, contextualiza a ideia de educação, presente na vida do homem desde a sua existência humana. A educação acontece em diversos contextos, tem concepções diferentes, é contínua. No decorrer da história os povos elaboram modos específicos de educar as crianças de acordo com os objetivos de cada grupo social e das ideias de infância presentes, no sentido de operar a formação humana. A escola é um desses espaços de educação, que surge com a complexificação da sociedade, especialização do saber e de quem ensina. A criança é destinatária central das práticas educacionais para formar um ideal de homem. Enquanto uma instituição educativa, a Educação Infantil tem uma proposta que traz a dimensão da formação humana voltada para as crianças de 0 a 6 anos incompletos. Propõe uma educação para o desenvolvimento integral da criança, concebendo-a como ser completo, que se constitui em tempo integral, em um processo formador não fragmentado.
Palavras-chave: Educação
Formação humana
Criança
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4439
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Ana Cecilia Antunes do Reis.pdf410,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador