Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Reis, Ana Cecília Antunes dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T17:40:44Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T17:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4439 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da educação infantil para o processo de formação humana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Norma Aparecida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rogeri, Raquia Rabelo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata da temática da Educação Infantil e o processo de formação humana, visa compreender como a Educação Infantil contribui para o processo de formação humana da criança. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que constituiu um quadro de referências relevante, contou com autores como: Brandão (1981); Oliveira (2011); Aranha (2012); Cambi (1999); Charlot (2013), entre outros que contribuíram de forma valorosa para este trabalho. O estudo levanta a discussão sobre educação e formação humana da criança, contextualiza a ideia de educação, presente na vida do homem desde a sua existência humana. A educação acontece em diversos contextos, tem concepções diferentes, é contínua. No decorrer da história os povos elaboram modos específicos de educar as crianças de acordo com os objetivos de cada grupo social e das ideias de infância presentes, no sentido de operar a formação humana. A escola é um desses espaços de educação, que surge com a complexificação da sociedade, especialização do saber e de quem ensina. A criança é destinatária central das práticas educacionais para formar um ideal de homem. Enquanto uma instituição educativa, a Educação Infantil tem uma proposta que traz a dimensão da formação humana voltada para as crianças de 0 a 6 anos incompletos. Propõe uma educação para o desenvolvimento integral da criança, concebendo-a como ser completo, que se constitui em tempo integral, em um processo formador não fragmentado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
NC Monografia Ana Cecilia Antunes do Reis.pdf | 410,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador