PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Ana Cecília Antunes dospt_BR
dc.date.accessioned2022-06-28T17:40:44Z-
dc.date.available2022-06-28T17:40:44Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4439-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância da educação infantil para o processo de formação humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Norma Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Rogeri, Raquia Rabelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da temática da Educação Infantil e o processo de formação humana, visa compreender como a Educação Infantil contribui para o processo de formação humana da criança. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que constituiu um quadro de referências relevante, contou com autores como: Brandão (1981); Oliveira (2011); Aranha (2012); Cambi (1999); Charlot (2013), entre outros que contribuíram de forma valorosa para este trabalho. O estudo levanta a discussão sobre educação e formação humana da criança, contextualiza a ideia de educação, presente na vida do homem desde a sua existência humana. A educação acontece em diversos contextos, tem concepções diferentes, é contínua. No decorrer da história os povos elaboram modos específicos de educar as crianças de acordo com os objetivos de cada grupo social e das ideias de infância presentes, no sentido de operar a formação humana. A escola é um desses espaços de educação, que surge com a complexificação da sociedade, especialização do saber e de quem ensina. A criança é destinatária central das práticas educacionais para formar um ideal de homem. Enquanto uma instituição educativa, a Educação Infantil tem uma proposta que traz a dimensão da formação humana voltada para as crianças de 0 a 6 anos incompletos. Propõe uma educação para o desenvolvimento integral da criança, concebendo-a como ser completo, que se constitui em tempo integral, em um processo formador não fragmentado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NC Monografia Ana Cecilia Antunes do Reis.pdf410,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador