PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso da α-amilase na produção de etanol a partir de resíduos da casca de banana
Autor(es): Silveira, Paulla Ramos Nunes da
Primeiro Orientador: Barbosa, Danns Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Rodrigo da Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Flávio Carvalho
Resumo: A geração de álcool combustível a partir de resíduos lignocelulósicos pode ser uma fonte alternativa e renovável de energia. O Brasil é um dos maiores produtores de frutas tropicais do mundo, com destaque para a laranja e banana. Em consequência disto, é capaz de gerar grandes quantidades de resíduos agroindustriais que podem ser utilizados como biomassa que, uma vez hidrolisada, libera pentoses e hexoses. A fim de se buscar uma maior produção de etanol, a utilização de co-culturas que metabolizem tanto pentoses quanto hexoses torna-se bastante interessante. Dentro desse contexto, o objetivo do presente trabalho foi estabelecer as condições ideais para a fermentação das cascas de banana com a enzima alfa amilase e seu potencial para produção de bioetanol. A fermentação foi feita com fermento biológico seco da marca (Fleischmann), em temperatura ambiente por 7 dias. Com pré tratamento feito a partir da homogeneização de 200 g de casca de banana e 800 mL de água destilada aquecida sob agitação constante até chegar a uma temperatura de 60°C. Foram então adicionadas 3 gotas da enzima alfa-amilase, aumentando a temperatura para 90°C por 15 minutos. A mistura foi resfriada até chegar a uma temperatura de 57°C, sendo então adicionado novamente 3 gotas da enzima alfa-amilase. Após destilação fracionada foram obtidos os volumes de etanol a partir do destilado das quatro amostras, no qual foram 3,0 mL; 2,1 mL; 2,1 mL e 3,3 mL. Através destes volumes a concentração de etanol nas amostras foram os respectivos 34,3%; 58%; 74,9% e 42,1%. A partir da pesquisa realizada e dos resultados obtidos pode-se concluir que é possível produzir etanol a partir da casca de banana, mas que o rendimento do etanol a partir da casca de banana é baixo em relação ao etanol de segunda geração obtido a partir do bagaço da cana-de-açúcar descrito na literatura. No entanto o mesmo pode ser significativo no aumento da sustentabilidade da cadeia produtiva da banana.
Palavras-chave: Bioetanol
Resíduos agroindustriais
Fermentação
Hidrólise
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/441
Data do documento: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2_Paulla_CORREÇÕES_02-12 FINAL.pdf963,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador