PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4378
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O caso da inteligência artificial na relação dialética presente no direito eletrônico
Autor(es): Santos, Júlio Anderson Dias dos
Primeiro Orientador: Ribeiro, Roberto Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Roberto Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Bareato, Marcelo
Resumo: O caso da Inteligência Artificial na relação dialética presente no Direito Eletrônico remonta ao paradigma processual no âmbito do Poder Judiciário brasileiro e aos fatos históricos que cominaram no status atual de sucesso da implantação do processo eletrônico e o estado-da-arte das iniciativas de IA nos tribunais nacionais, e é justamente essa correlação de consequência o objeto premente a ser estudado sob a perspectiva materialista histórica. Coube a necessidade de ilustrar a situação dos projetos de IA em uso atualmente e os números relativos aos impactos atinentes à seara tecnológica e àquelas que podem lhe conferir relação. E foi também através do método da pesquisa documental e bibliográfica associado às construções filosóficas do método dialético que procurou-se demonstrar a ocorrência desse fenômeno na constância das possíveis contradições e evoluções da aplicação de tecnologia nos ritos processuais. A metodologia de pesquisa predominante nesta obra foi a dedutiva, porém, também foi utilizado o aporte teórico do método dialético e filosófico para compreender de forma mais profunda o objeto IA. Por fim, o grande desafio foi entender como a transformação tecnológica possibilitou a utilização da Inteligência Artificial como suporte às atividades jurisdicionais no contexto da práxis, ou seja, sob a ótica materialista dialética. Os resultados, no entanto, apontam que essa inversão tecnológica simboliza muito mais uma imutabilidade do sistema que agrega as possibilidades tecnológicas como apêndices para não ter que admitir transformações teleológicas e muito menos uma revolução estrutural da base tecnológica.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Processo eletrônico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4378
Data do documento: 4-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JÚLIO ANDERSON DIAS DOS SANTOS.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador