Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4366
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades no processo de formação do pedagogo |
Autor(es): | Pinheiro, Leila Cristina Morais |
Primeiro Orientador: | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rogeri, Raquia Rabelo |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o “Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades no processo de formação do pedagogo”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral investigar os desafios e as possibilidades do processo de formação do pedagogo no ensino superior no curso de pedagogia para o ensino da matemática. E adere como objetivos específicos: a) analisar o processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático no processo de formação do pedagogo no ensino superior no curso de pedagogia; b) identificar os desafios e as possibilidades presentes no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático nas séries iniciais do ensino fundamental ; e c) investigar as mediações pedagógicas que possibilitem melhores experiências no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento de quais são os desafios e as possibilidades que interferem na formação do pedagogo para trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental I com o ensino do conhecimento matemático? Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto, pois esse tema tem grande impacto no processo de ensino e aprendizagem, tanto do professor como do aluno. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisa bibliográfica e questionário de pesquisa. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância do ensino e da aprendizagem do conhecimento matemático, tanto no campo das instituições superiores e na educação básica, ressaltando o papel do professor e sua prática. É uma temática que pode contribuir para reflexões e para mudanças e melhorias no processo de ensino da matemática no curso de pedagogia. |
Palavras-chave: | Pedagogia Matemática Processo de ensino-aprendizagem Lúdico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4366 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 779,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador