Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinheiro, Leila Cristina Morais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T16:31:04Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T16:31:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4366 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | Ensino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades no processo de formação do pedagogo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rogeri, Raquia Rabelo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o “Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades no processo de formação do pedagogo”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral investigar os desafios e as possibilidades do processo de formação do pedagogo no ensino superior no curso de pedagogia para o ensino da matemática. E adere como objetivos específicos: a) analisar o processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático no processo de formação do pedagogo no ensino superior no curso de pedagogia; b) identificar os desafios e as possibilidades presentes no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático nas séries iniciais do ensino fundamental ; e c) investigar as mediações pedagógicas que possibilitem melhores experiências no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento de quais são os desafios e as possibilidades que interferem na formação do pedagogo para trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental I com o ensino do conhecimento matemático? Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto, pois esse tema tem grande impacto no processo de ensino e aprendizagem, tanto do professor como do aluno. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisa bibliográfica e questionário de pesquisa. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância do ensino e da aprendizagem do conhecimento matemático, tanto no campo das instituições superiores e na educação básica, ressaltando o papel do professor e sua prática. É uma temática que pode contribuir para reflexões e para mudanças e melhorias no processo de ensino da matemática no curso de pedagogia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 779,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador