PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Leila Cristina Moraispt_BR
dc.date.accessioned2022-06-27T16:31:04Z-
dc.date.available2022-06-27T16:31:04Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4366-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleEnsino da matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades no processo de formação do pedagogopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mohn, Rodrigo Fideles Fernandespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271pt_BR
dc.contributor.referee1Rogeri, Raquia Rabelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o “Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades no processo de formação do pedagogo”. Partindo dessa perspectiva, o vigente conteúdo tem como objetivo geral investigar os desafios e as possibilidades do processo de formação do pedagogo no ensino superior no curso de pedagogia para o ensino da matemática. E adere como objetivos específicos: a) analisar o processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático no processo de formação do pedagogo no ensino superior no curso de pedagogia; b) identificar os desafios e as possibilidades presentes no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático nas séries iniciais do ensino fundamental ; e c) investigar as mediações pedagógicas que possibilitem melhores experiências no processo de ensino-aprendizagem do conhecimento matemático nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão levantada acerca dessa temática se faz por meio do questionamento de quais são os desafios e as possibilidades que interferem na formação do pedagogo para trabalhar nas séries iniciais do ensino fundamental I com o ensino do conhecimento matemático? Com base nessa indagação salientamos a necessidade do debate a respeito do tema proposto, pois esse tema tem grande impacto no processo de ensino e aprendizagem, tanto do professor como do aluno. A metodologia composta neste trabalho se faz por meio de pesquisa bibliográfica e questionário de pesquisa. Após a análise de toda a proposta é possível identificar a importância do ensino e da aprendizagem do conhecimento matemático, tanto no campo das instituições superiores e na educação básica, ressaltando o papel do professor e sua prática. É uma temática que pode contribuir para reflexões e para mudanças e melhorias no processo de ensino da matemática no curso de pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf779,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador