PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4318
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da educação no combate à intolerância contra as religiões de matriz africana nas escolas
Autor(es): Coutinho Neta, Isaura Alves
Primeiro Orientador: Sousa, Daniela Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Daniela Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Fraga, Leila Miguel
Resumo: O presente estudo trata da intolerância religiosa. Objetivamos investigar a importância de conhecer a origem da intolerância em relação às religiões de matriz africana e como a estrutura da escola, os professores e os alunos podem contribuir para o fim do preconceito, do racismo e da prática da intolerância religiosa. Realizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica. No capítulo 1 tratamos de conceitos importantes para compreender a relação entre racismo e intolerância religiosa. Os principais autores utilizados foram: Gomes (2005), Von Hunty (2021), Buonicore (2005), Santos et al (2010), Prado (2018), Crochik (1996), Vianna (2001), Santos (2005), Nogueira (2020), Cavalleiro (2005, 2006), Souza et al (2016), Racoski, Silva (2020). No capítulo 2 analisamos algumas políticas públicas e educacionais que tratam de questões étnico-raciais. As principais políticas analisadas foram: Constituição de 1988, a Lei 10.639/2003, a Lei 12.711/2012, conhecida como a lei de cotas. Consideramos ainda de que forma a escola pode combater a intolerância religiosa nas escolas. Os principais autores utilizados foram: Racoski e Silva (2020) e Cavalleiro (2005, 2006). Como principais achados da pesquisa temos que o capitalismo é a grande causa para que haja a manutenção do racismo nos tempos atuais, pois a sua estrutura, cuja semente se encontra no período colonial, se sustenta no atual modo de produção que se baseia na exploração de uma classe sobre a outra. Temos ainda que a intolerância religiosa é um preconceito contra a crença de um grupo religioso, e, no Brasil, é mais recorrente com as religiões de matriz africana. A educação pode atuar no combate da intolerância religiosa a partir de uma educação antirracista. O papel da educação é ajudar e guiar para que toda diversidade seja compreendia.
Palavras-chave: Intolerância religiosa
Racismo
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4318
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ISAURA ALVES COUTINHO NETA TCC.docx106,05 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador