PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoutinho Neta, Isaura Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-06-26T17:04:29Z-
dc.date.available2022-06-26T17:04:29Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4318-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel da educação no combate à intolerância contra as religiões de matriz africana nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Daniela Rodrigues dept_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Daniela Rodrigues de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0449-0209pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.contributor.referee2Fraga, Leila Miguel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9060006087974543pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata da intolerância religiosa. Objetivamos investigar a importância de conhecer a origem da intolerância em relação às religiões de matriz africana e como a estrutura da escola, os professores e os alunos podem contribuir para o fim do preconceito, do racismo e da prática da intolerância religiosa. Realizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica. No capítulo 1 tratamos de conceitos importantes para compreender a relação entre racismo e intolerância religiosa. Os principais autores utilizados foram: Gomes (2005), Von Hunty (2021), Buonicore (2005), Santos et al (2010), Prado (2018), Crochik (1996), Vianna (2001), Santos (2005), Nogueira (2020), Cavalleiro (2005, 2006), Souza et al (2016), Racoski, Silva (2020). No capítulo 2 analisamos algumas políticas públicas e educacionais que tratam de questões étnico-raciais. As principais políticas analisadas foram: Constituição de 1988, a Lei 10.639/2003, a Lei 12.711/2012, conhecida como a lei de cotas. Consideramos ainda de que forma a escola pode combater a intolerância religiosa nas escolas. Os principais autores utilizados foram: Racoski e Silva (2020) e Cavalleiro (2005, 2006). Como principais achados da pesquisa temos que o capitalismo é a grande causa para que haja a manutenção do racismo nos tempos atuais, pois a sua estrutura, cuja semente se encontra no período colonial, se sustenta no atual modo de produção que se baseia na exploração de uma classe sobre a outra. Temos ainda que a intolerância religiosa é um preconceito contra a crença de um grupo religioso, e, no Brasil, é mais recorrente com as religiões de matriz africana. A educação pode atuar no combate da intolerância religiosa a partir de uma educação antirracista. O papel da educação é ajudar e guiar para que toda diversidade seja compreendia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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