PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4281
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de marketing digital utilizadas pelos artistas da indústria fonográfica brasileira durante a pandemia Covid-19 (março de 2020 a 2021)
Autor(es): Pereira, Romário Costa
Primeiro Orientador: Nomura, Luciana Hidemi Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Normando, Jullena Santos de Alencar
Resumo: Percebe-se que grandes empresas durante a pandemia do COVID-19 usaram ferramentas de marketing digital para aumentar suas vendas e permanecer presente na vida dos seus consumidores. Dessa forma, não seria diferente para indústria fonográfica brasileira que tambem acabou migrando para o digital. Neste sentido, a presente pesquisa acadêmica tem por objetivo identificar quais as estratégias de marketing digital aplicada ao âmbito musical foram usadas pelos artistas durante a pandemia. A coleta de dados foi realizada através da identificação dos artistas que tiveram o melhor desempenho durante o período supracitado, para isso, foi utilizado o ranking do TOP10 do Spotify Brasil, no qual, foram selecionados três artistas de estilos musicais diferentes, sendo eles: Marília Mendonça representando o sertanejo; Anitta representando o Funk e, por fim, Os Barões da Pisadinha representando o forró. Sendo assim, através da ferramenta Google Trends, identificamos dois picos mais relevantes de cada artista durante o período de março de 2020 a março de 2021. Analisando os dados, é possível compreender que todos, basicamente, usaram as mesmas estratégias de marketing musical digital.
Palavras-chave: Marketing musica
Estratégias de marketing digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4281
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC II - ROMÁRIO - FINAL 01.pdf17,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador