PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4238
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comportamento de risco para transtornos alimentares em universitários e fatores associados
Título(s) alternativo(s): Risk behavior for eating disorders in university students and associated factors
Autor(es): Mendonça, Fabiana Magalhães
Primeiro Orientador: Camozzi, Aída Bruna Quilici
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Flavia
metadata.dc.contributor.referee2: Campos, Marta Isabel Valente Augusto Moraes
Resumo: Introdução: Os transtornos alimentares são distúrbios psiquiátricos evidenciados pela excessiva preocupação com o peso e forma corporal e parecem acometer mais os universitários devido ao estilo de vida. Objetivo: Identificar a prevalência de comportamento de risco para transtornos alimentares em universitários e fatores associados. Método: Trata-se de um estudo transversal com universitários adultos de ambos os sexos, os dados foram coletados por meio de formulário online auto preenchível com base no Teste de Atitudes Alimentares - EAT-26. Foi realizada análise descritiva dos dados com frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas e foi utilizado o software Stata/SE 12.0, adotando um nível de significância de p<0,05. Resultados: Participaram da pesquisa 44 estudantes universitários, sendo 86,36% do sexo feminino e cerca de 57% estava na faixa de renda até 2 salários-mínimos (SM). A área de conhecimento mais prevalente foi biológica, representando 79,55% da amostra (n = 35) e 86,36% (n=38) dos estudantes eram de universidades particulares. Não houve associação entre o risco para desenvolvimento de transtorno alimentar e sexo, instituição, área do conhecimento e renda. Entre os indivíduos EAT+, 88% eram do sexo feminino, 59% estavam na faixa de renda de até 2 salários-mínimos, 82% eram universitários da área da Saúde, 35% cursavam Nutrição e 88% estudavam em instituições privadas. Conclusão: O estudo evidenciou a necessidade de estratégias de identificação de transtornos alimentares entre os universitários da área da saúde e é importante que as universidades disponibilizem programas de apoio e tratamento aos estudantes que apresentarem esses comportamentos.
Palavras-chave: Transtorno de compulsão alimentar
Binge-Eating Disorder
Estudantes
Students
Comportamento de risco à saúde
Health risk behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4238
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Nutrição_ Fabiana_Magalhães_Mendonça.pdf163,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador