PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/421
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A representação da mulher na publicidade das marcas Colombina e Asturia
Autor(es): Veríssimo, Lauane de Sousa
Primeiro Orientador: Brisolla, Márcia Regina Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee2: Rosenzweig, Patrícia Quitero
Resumo: O presente trabalho busca analisar de forma qualitativa a representação da mulher na propaganda de cerveja artesanal das marcas Asturia e Colombina. O corpus de pesquisa contempla as peças publicitárias da campanha do dia das mães, veiculadas nas redes sociais das marca no ano de 2020. A problemática desta investigação direciona-se para a seguinte questão: como a mulher está sendo representada na publicidade das marcas de cerveja artesanais Colombina e Asturia? A análise de conteúdo consiste na metodologia selecionada para viabilizar o processo analítico e interpretativo. Os resultados obtidos indicam uma mudança no conteúdo da publicidade de cerveja, possivelmente, isso ocorre em resposta à participação mais ativa de um público consumidor feminino mais consciente, engajado, que contesta as desigualdades de gênero. Esta tendência acende a esperança de uma comunicação publicitária cada vez mais feminista.
Palavras-chave: Diversidade
Estereótipos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/421
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Representação da mulher na publicidade das marcas Asturia e Colombina - Lauane de Sousa Verissimo.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador