PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4192
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A licença compulsória de patentes da indústria farmacêutica
Autor(es): Marques, Vanessa Sousa
Primeiro Orientador: Oliveira, José Carlos de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Luiz Henrique de
Resumo: O presente artigo se propôs a realizar uma abordagem jurídica sobre a licença compulsória de patentes da indústria farmacêutica por meio de revisão bibliográfica do ordenamento jurídico nacional, internacional e de publicações sobre o tema. Sabe-se que, antes da eclosão da pandemia da Covid-19, o Brasil e o restante do mundo já se afligiram com outras epidemias, e populações foram ou ainda serão acometidas por doenças que requerem tratamentos prolongados e de alto custo. Além do mais, grande parcela das sociedades não tem condição financeira para suportar as excessivas despesas com medicamentos, e boa parte destes é protegida por patentes de indústrias farmacêuticas internacionais que monopolizam o mercado na produção e distribuição do produto inovador e na elevação descontrolada dos preços. Nesse sentido, o Estado descumpre seu papel garantidor do direito constitucional à saúde pelo entrave ao acesso a medicamentos, os quais só poderão ser disponibilizados via demanda judicial. Logo, a responsabilidade estatal em adotar políticas para tutelar os interesses sociais e sanar a situação de emergência em relação à saúde pública poderá ser efetivada por meio da licença compulsória, seja como medida de reprimenda ao abuso do direito, seja como instrumento para o cumprimento da função social da patente ou para exercer a função de equilíbrio do mercado, de acordo com os princípios constitucionais da ordem econômica.
Palavras-chave: Licença compulsória
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4192
Data do documento: 1-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
VANESSA SOUSA MARQUES.pdf343,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador