PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/414
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reconstrução do Ninho: um estudo de gestão da marca Flamengo através da sua comunicação no Instagram no pós tragédia 2019.
Autor(es): Aguiar, Bárbara Soares Pinheiro
Primeiro Orientador: Melo Filho, Alvaro de
metadata.dc.contributor.referee1: Nomura, Luciana Hidemi Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Marcos Marinho Martins
Resumo: O ano de 2019 do Flamengo, foi marcado por extremos, enquanto lotava estádios, ganhava títulos e campeonatos, famílias de jovens rubro-negros choravam a dor de uma tragédia, o incêndio no Ninho do Urubu (Centro de Treinamento George Helal), que ocasionou na morte de 10 jovens atletas da base e 3 feridos. Visto isso, a presente pesquisa trata-se de um estudo de caso sobre a comunicação do Flamengo na rede social “INSTAGRAM”, no período pós Tragédia Ninho do Urubu, em 2019, visando compreender como o clube utilizou dos recursos de comunicação para se posicionar e manter a credibilidade do time, diante da mídia, e de seus torcedores, driblando uma crise não solucionada e com sinais de irresponsabilidade. Portanto, os conceitos de branding e gestão de crise se fazem necessários para a compreensão do estudo e dos recursos de comunicação utilizados pela marca, possuindo uma ligação direta, dentro de branding, com os conceitos que permeiam temáticas de imagem, posicionamento, lembrança e experiência de marca. E, dentro de gestão de crise, com os conceitos que permeiam crise empresarial, seus métodos e teorias. Essas temáticas serão definidas e estudadas através do método de pesquisa bibliográfica. Por conseguinte, os conceitos estudados serão correlacionados dentro das análises de onze postagens, na qual possibilitará um maior entendimento sobre as estratégias de comunicação utilizadas pelo clube e, sanando o problema de pesquisa e levando à confirmação ou refutação da hipótese proposta.
Palavras-chave: Flamengo
Tragédia Ninho do Urubu
Branding
Gestão de Crise
Instagram
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/414
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - Bárbara Soares Pinheiro Aguiar.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador