PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4029
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores associados a omissão do desjejum em estudantes de Nutrição
Autor(es): Conceição, Iasmine Barbosa da
Primeiro Orientador: Vaz, Lina Monteiro de Castro Lobo
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Marta Isabel Valente Augusto Moraes Campos Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Thaisa Borges
Resumo: Introdução: O desjejum é definido como a primeira refeição consumida, ou seja, é o rompimento do jejum involuntário mantido durante o sono. O consumo regular do desjejum se configura como comportamento alimentar saudável, pois fornece energia para a realização das atividades diárias por meio da ingesta de alimentos fontes de macro e micronutrientes e fibras. Objetivo: avaliar a prevalência e os fatores associados entre a omissão do desjejum e dados sociodemográficos, estilo de vida e variáveis antropométricas de estudantes de graduação em nutrição de uma capital brasileira. Além disso, avaliou-se a frequência de consumo de alimentos no desjejum. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com aplicação de questionário com estudantes de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Os estudantes tinham entre 16 e 60 anos e estavam devidamente matriculados. Não foram incluídos estudantes com deficiência física e/ou mental, gestantes ou lactantes. Resultados: Foram entrevistados 79 alunos. Dos graduandos que realizaram a pesquisa, 22 (27,85%) não consomem o desjejum, em contrapartida, 57 (72,15%) o realizam. Entre os estudantes com mães com escolaridade maior que 11 anos, houve maior prevalência de omissão do café da manhã (p = 0,02). Conclusão: A prevalência de omissão do desjejum entre estudantes do curso de graduação em Nutrição foi considerada alta e houve associação com a escolaridade materna. A maior prevalência de frequência alimentar no desjejum foi para laticínios, café, chá e pães. Houve alta prevalência de consumo de açúcar e baixo consumo de frutas ou sucos de frutas naturais.
Palavras-chave: Desjejum
Ingestão de alimentos
Comportamento alimentar
Estilo de vida
Omissão do desjejum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4029
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Iasmine Barbosa.pdf640,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador