PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4013
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Foro por prerrogativa de função das autoridades públicas
Autor(es): Almeida Filho, Carlúcio Vaz de
Primeiro Orientador: Lourenço, Cláudia Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Júlio Anderson Alves
Resumo: A presente pesquisa objetivou o estudo do foro por prerrogativa de função das autoridades públicas. Para isso, realizou-se análise do surgimento do Estado e de seus elementos formadores para compreender o primórdio do foro por prerrogativa de função. A pesquisa também analisou essa prerrogativa no direito comparado, mediante estudo da aplicação desse foro privilegiado em diferentes países. Por fim, perquiriu acerca da análise dos aspectos positivos e negativos do foro por prerrogativa de função e associou esses diferentes aspectos a uma proposta de um modelo tido como ideal que não signifique impunidade e injustiça. O trabalho utilizou-se de uma metodologia eclética e de complementaridade, mediante a observância da dogmática jurídica, materializada na pesquisa bibliográfica, em virtude da natureza predominante das normas jurídicas; do método dedutivo bibliográfico, cotejando-se normas e institutos processuais pertinentes ao tema; do processo metodológico-histórico, e do processo metodológico-comparativo. O trabalho comprovou que o foro por prerrogativa de função consolida-se como instrumento caracterizador e instituidor da impunidade, que se apresenta como um resquício da ideologia aristocrática e que mitiga a eficácia do sistema penal enquanto instrumento regulador do exercício do poder punitivo do Estado. Através da análise comparativa entre os países realizada verificou-se que nenhum Estado- nação apresenta o foro por prerrogativa de função como o Brasil.
Palavras-chave: Foro por prerrogativa de função
Autoridades públicas
Direito comparado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/4013
Data do documento: 26-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC2 C08 CARLUCIO VAZ DE ALMEIDA FILHO.pdfTC completo261,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
03 C08 PUC TC TERMO RAG CARLUCIO VAZ ALMEIDA FILHO.pdfRAG448,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador