PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3807
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ação de despejo e o direito à moradia em tempos de pandemia: a luz da Lei nº 14.216/2021
Autor(es): Mascarenhas, Isabela Costa
Primeiro Orientador: Amado, Marisvaldo Cortez
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Marina Zava de
Resumo: O presente artigo científico analisa o relevante período pandêmico decorrente do novo coronavírus (Sars-Cov-2) com início em 2020, dentre as tantas outras consequências dele resultantes, destacam-se os efeitos causados na ação de despejo de imóveis residenciais. Considerando que a Covid-19 é uma doença com extrema facilidade de propagar-se e que atinge cada indivíduo em diferentes graus de gravidade, tornou-se imprescindível a tomada de medidas de prevenção e proteção. Em vista da adoção de tais diligências, diversos estabelecimentos e serviços tiveram que adotar tais medidas restritivas. Desencadeando assim, significativo desequilíbrio não só na saúde pública, mas também na ordem econômica do país. Afetando diretamente o poder econômico dos habitantes, que encontraram dificuldades de prover as próprias necessidades e dos seus familiares, resultando então, em eventual inadimplência de obrigações, de modo especial das decorrentes de aluguéis de imóveis residenciais, bem como é descrito nas seções I e II. De modo que, conforme dispõe a seção III, a fim de garantir os direitos das famílias mais vulneráveis, em especial, o direito à moradia, foi promulgada a lei n. 14.216/2021. Com o propósito de melhor analisar o assunto, foi utilizado o método hipotético dedutivo, com respaldo na análise dos ensinamentos dos doutrinadores, das disposições legais, da jurisprudência e demais materiais basilares.
Palavras-chave: Pandemia
Direito à moradia
Ação de despejo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3807
Data do documento: 30-Mai-2022
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia_Isabela Costa Mascarenhas.pdf576,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador