PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/379
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O professor e a criança no processo de adaptação na educação infantil
Autor(es): Faria, Larissa Monteiro
Primeiro Orientador: Silva, Marcos Antonio da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Antônio Evaldo
Resumo: O estudo analisa como se dá o processo de adaptação de crianças e professores na educação infantil. Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e a fundamentação teórica teve como principais suportes: Ariés (1978), Vigotskii (1998), Ostetto (2000), Balaban (1988) e Oliveira (2002) entre outros. Reconhece que a adaptação da criança na instituição é um momento que necessita de atenção e cuidado, pois para um significativo contingente é uma experiência dolorosa devido ao novo que se apresenta e desafia as rotinas. Admite que o processo de adaptação requer muito da criança que não está acostumada com ambientes diversificados e a convivência com a pessoas para diante do ambiente doméstico, portanto, sujeitada a alterações em sua estrutura física e emocional, e o choro é a forma mais clara de demonstrar tamanho incômodo. Assinala que, no caso dos professores, esse momento pode ser de muita tensão e insegurança, principalmente para os profissionais iniciantes. Conclui pela necessidade do acolhimento competente no processo da adaptação da criança na educação infantil, e isto envolve a atuação conjunta do professorado e da família, e para que aconteça dentro da normalidade exige planejamento, reflexão e crítica ao engessamento das práticas ou vinculação apenas às teorias, assim, é preciso melhorar cada vez mais a atuação através da formação continuada e mediação reflexiva, pois o profissional da educação nunca deve parar de obter conhecimento.
Palavras-chave: Adaptação
Educação infantil
Criança
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/379
Data do documento: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA MONOGRAFIA REPOSITÓRIO.pdfMONOGRAFIA DA LARISSA296,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LARISSA TERMO ASSINADO.pdfTERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO118,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador