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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Faria, Larissa Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-10T18:24:34Z | - |
dc.date.available | 2020-12-10T18:24:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/379 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O professor e a criança no processo de adaptação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcos Antonio da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2671-352X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3081748462365669 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Antônio Evaldo | - |
dc.contributor.referee1ID | http://lattes.cnpq.br/1923104710342715 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo analisa como se dá o processo de adaptação de crianças e professores na educação infantil. Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e a fundamentação teórica teve como principais suportes: Ariés (1978), Vigotskii (1998), Ostetto (2000), Balaban (1988) e Oliveira (2002) entre outros. Reconhece que a adaptação da criança na instituição é um momento que necessita de atenção e cuidado, pois para um significativo contingente é uma experiência dolorosa devido ao novo que se apresenta e desafia as rotinas. Admite que o processo de adaptação requer muito da criança que não está acostumada com ambientes diversificados e a convivência com a pessoas para diante do ambiente doméstico, portanto, sujeitada a alterações em sua estrutura física e emocional, e o choro é a forma mais clara de demonstrar tamanho incômodo. Assinala que, no caso dos professores, esse momento pode ser de muita tensão e insegurança, principalmente para os profissionais iniciantes. Conclui pela necessidade do acolhimento competente no processo da adaptação da criança na educação infantil, e isto envolve a atuação conjunta do professorado e da família, e para que aconteça dentro da normalidade exige planejamento, reflexão e crítica ao engessamento das práticas ou vinculação apenas às teorias, assim, é preciso melhorar cada vez mais a atuação através da formação continuada e mediação reflexiva, pois o profissional da educação nunca deve parar de obter conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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