PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFARIA, LARISSA MONTEIRO-
dc.date.accessioned2020-12-10T18:24:34Z-
dc.date.available2020-12-10T18:24:34Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/379-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO PROFESSOR E A CRIANÇA NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, MARCOS ANTONIO DA-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, MARCOS ANTONIO DA-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, ANTÔNIO EVALDO-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1923104710342715pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa como se dá o processo de adaptação de crianças e professores na educação infantil. Utiliza as modalidades de pesquisa bibliográfica e documental e a fundamentação teórica teve como principais suportes: Ariés (1978), Vigotskii (1998), Ostetto (2000), Balaban (1988) e Oliveira (2002) entre outros. Reconhece que a adaptação da criança na instituição é um momento que necessita de atenção e cuidado, pois para um significativo contingente é uma experiência dolorosa devido ao novo que se apresenta e desafia as rotinas. Admite que o processo de adaptação requer muito da criança que não está acostumada com ambientes diversificados e a convivência com a pessoas para diante do ambiente doméstico, portanto, sujeitada a alterações em sua estrutura física e emocional, e o choro é a forma mais clara de demonstrar tamanho incômodo. Assinala que, no caso dos professores, esse momento pode ser de muita tensão e insegurança, principalmente para os profissionais iniciantes. Conclui pela necessidade do acolhimento competente no processo da adaptação da criança na educação infantil, e isto envolve a atuação conjunta do professorado e da família, e para que aconteça dentro da normalidade exige planejamento, reflexão e crítica ao engessamento das práticas ou vinculação apenas às teorias, assim, é preciso melhorar cada vez mais a atuação através da formação continuada e mediação reflexiva, pois o profissional da educação nunca deve parar de obter conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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