PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: aspectos atuais em fisiopatologia
Autor(es): Borges, Ana Clara Tonelli Ursulino
Oliveira, Gabriella Mendonça Leão de
Primeiro Orientador: Rocha Sobrinho, Hermínio Maurício da
metadata.dc.contributor.referee1: Milki, Marcos Vinícius
metadata.dc.contributor.referee2: Mamede, Leonardo
Resumo: Objetivo: O presente artigo de revisão teve como objetivo descrever os principais mecanismos etiopatogênicos e fisiopatológicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), ressaltando-se as principais alterações neurobiológicas desta patologia orgânica-funcional. Fonte de dados: Foram conduzidas buscas nas bases de dados PubMed e periódicos CAPES, através da utilização dos descritores “transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”, “neurobiologia”, “neurotransmissores” e “rede nervosa” e seus correspondentes na língua inglesa, sendo selecionados artigos disponíveis, com texto completo, publicados no período de 2011 a 2022. Assim, 38 artigos científicos foram utilizados para compor a discussão desta revisão. Síntese dos dados: Contatou-se que o TDAH é um transtorno altamente hereditário, sendo estimado uma herdabilidade de até 90%. Os mecanismos fisiopatológicos do TDAH ainda não são totalmente compreendidos, contudo, sabe-se que pacientes com TDAH têm alterações estruturais e funcionais do sistema nervoso central, bem como disfunções no mecanismo de neurotransmissão que caracterizam suas manifestações clínicas. Conclusões: O TDAH é uma condição comum, altamente hereditária e prejudicial que impacta a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Elucidar a etiopatogenia deste transtorno e torná-la bem definida e esclarecida é fundamental para o seu diagnóstico, tratamento e manejo adequado. Para isso, mais estudos são necessários a fim de esclarecer as hipóteses já levantadas.
Abstract: Objective: This review article aimed to describe the main etiopathogenic and pathophysiological mechanisms of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), highlighting the main neurobiological alterations of this organic-functional pathology. Data source: Searches were conducted in PubMed databases and CAPES journals, using the descriptors “attention deficit hyperactivity disorder”, “neurobiology”, “neurotransmitters” and “nerve network”, only articles available with full text and published in the period from 2011 to 2022 were selected 38 scientific articles were used to compose the discussion of this review. Data synthesis: It was found that ADHD is a highly heritable disorder, with an estimated heritability of up to 90%. The pathophysiological mechanisms of ADHD are still not fully understood, however, it is known that patients with ADHD have structural and functional changes in the central nervous system, as well as dysfunctions in the neurotransmission mechanism that characterize its clinical manifestations. Conclusions: ADHD is a common, highly heritable and harmful condition that impacts the quality of life of patients and their families. Elucidating the etiopathogenesis of this disorder and making it well defined and clarified is essential for its diagnosis, treatment and proper management. More studies are needed in order to clarify the hypotheses already raised.
Palavras-chave: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Neurobiologia
Neurotransmissores
Rede nervosa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3746
Data do documento: 26-Mai-2022
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