PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
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dc.creatorBorges, Ana Clara Tonelli Ursulino-
dc.creatorOliveira, Gabriella Mendonça Leão de-
dc.date.accessioned2022-06-03T12:18:23Z-
dc.date.available2022-06-03T12:18:23Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3746-
dc.description.abstractObjective: This review article aimed to describe the main etiopathogenic and pathophysiological mechanisms of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), highlighting the main neurobiological alterations of this organic-functional pathology. Data source: Searches were conducted in PubMed databases and CAPES journals, using the descriptors “attention deficit hyperactivity disorder”, “neurobiology”, “neurotransmitters” and “nerve network”, only articles available with full text and published in the period from 2011 to 2022 were selected 38 scientific articles were used to compose the discussion of this review. Data synthesis: It was found that ADHD is a highly heritable disorder, with an estimated heritability of up to 90%. The pathophysiological mechanisms of ADHD are still not fully understood, however, it is known that patients with ADHD have structural and functional changes in the central nervous system, as well as dysfunctions in the neurotransmission mechanism that characterize its clinical manifestations. Conclusions: ADHD is a common, highly heritable and harmful condition that impacts the quality of life of patients and their families. Elucidating the etiopathogenesis of this disorder and making it well defined and clarified is essential for its diagnosis, treatment and proper management. More studies are needed in order to clarify the hypotheses already raised.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectNeurobiologiapt_BR
dc.subjectNeurotransmissorespt_BR
dc.subjectRede nervosapt_BR
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade: aspectos atuais em fisiopatologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha Sobrinho, Hermínio Maurício da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5573574130526137pt_BR
dc.contributor.referee1Milki, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368451220315384pt_BR
dc.contributor.referee2Mamede, Leonardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5399316318596583pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: O presente artigo de revisão teve como objetivo descrever os principais mecanismos etiopatogênicos e fisiopatológicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), ressaltando-se as principais alterações neurobiológicas desta patologia orgânica-funcional. Fonte de dados: Foram conduzidas buscas nas bases de dados PubMed e periódicos CAPES, através da utilização dos descritores “transtorno do déficit de atenção com hiperatividade”, “neurobiologia”, “neurotransmissores” e “rede nervosa” e seus correspondentes na língua inglesa, sendo selecionados artigos disponíveis, com texto completo, publicados no período de 2011 a 2022. Assim, 38 artigos científicos foram utilizados para compor a discussão desta revisão. Síntese dos dados: Contatou-se que o TDAH é um transtorno altamente hereditário, sendo estimado uma herdabilidade de até 90%. Os mecanismos fisiopatológicos do TDAH ainda não são totalmente compreendidos, contudo, sabe-se que pacientes com TDAH têm alterações estruturais e funcionais do sistema nervoso central, bem como disfunções no mecanismo de neurotransmissão que caracterizam suas manifestações clínicas. Conclusões: O TDAH é uma condição comum, altamente hereditária e prejudicial que impacta a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Elucidar a etiopatogenia deste transtorno e torná-la bem definida e esclarecida é fundamental para o seu diagnóstico, tratamento e manejo adequado. Para isso, mais estudos são necessários a fim de esclarecer as hipóteses já levantadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::NEUROLOGIApt_BR
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dc.degree.graduationMedicinapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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