Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3737
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na educação infantil |
Autor(es): | Corado, Anna Maria Campos |
Primeiro Orientador: | Amado, Suely Maria da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Curado, Márcia Helena Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amado, Suely Maria da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Curado, Márcia Helena Santos |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, com o título “Abordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na Educação Infantil.”, tem como objetivo analisar a Abordagem Pikler, visando compreender o desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem na Educação Infantil na primeira infância. A metodologia serviu de diretrizes para a pesquisa bibliográfica e a escrita desta monografia II utilizou-se a obras, documentos, textos acadêmicos e artigos científicos que tratam da temática. Os autores principais foram Judit Falk (2011), Zilda de Morais Ramos de Oliveira (2011), Suzana Soares (2021), Alex Duarte (2021). Portanto, esta pesquisa teve o intuito de estudar e aprofundar o eixo norteador histórico da pediatra Emmi Pikler e sua contribuição para a primeira formação da criança. Também foi aprofundando a questão de inclusão na sociedade e na escola, e a diferença entre a autonomia de aprendizagem e a autonomia de vida, e a visão do autor Alex Duarte de como tratar a inclusão e fazendo a relação com a Abordagem Pikler, como uma forma de empoderar as pessoas e acabar com a ideologia do capacitismo, que a discrimina pessoas com deficiência e hierarquiza a relação entre as pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade. Infelizmente as pessoas reproduzem o vocabulário capacitista sem atentar-se que é uma ação violenta e negacionista funcional. |
Palavras-chave: | Emmi Pikler Abordagem Inclusão Autonomia Criança Capacitismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3737 |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SA Monografia Anna Maria Campos Corado 2.pdf | 344,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador