Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3737
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Corado, Anna Maria Campos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T20:13:22Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T20:13:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3737 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Emmi Pikler | pt_BR |
dc.subject | Abordagem | - |
dc.subject | Inclusão | - |
dc.subject | Autonomia | - |
dc.subject | Criança | - |
dc.subject | Capacitismo | - |
dc.title | Abordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amado, Suely Maria da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5123503399224088 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Curado, Márcia Helena Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amado, Suely Maria da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5123503399224088 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curado, Márcia Helena Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1467218330428052 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, com o título “Abordagem Pikler: contribuição para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com necessidades de inclusão visando a sua efetivação na Educação Infantil.”, tem como objetivo analisar a Abordagem Pikler, visando compreender o desenvolvimento infantil no processo de aprendizagem na Educação Infantil na primeira infância. A metodologia serviu de diretrizes para a pesquisa bibliográfica e a escrita desta monografia II utilizou-se a obras, documentos, textos acadêmicos e artigos científicos que tratam da temática. Os autores principais foram Judit Falk (2011), Zilda de Morais Ramos de Oliveira (2011), Suzana Soares (2021), Alex Duarte (2021). Portanto, esta pesquisa teve o intuito de estudar e aprofundar o eixo norteador histórico da pediatra Emmi Pikler e sua contribuição para a primeira formação da criança. Também foi aprofundando a questão de inclusão na sociedade e na escola, e a diferença entre a autonomia de aprendizagem e a autonomia de vida, e a visão do autor Alex Duarte de como tratar a inclusão e fazendo a relação com a Abordagem Pikler, como uma forma de empoderar as pessoas e acabar com a ideologia do capacitismo, que a discrimina pessoas com deficiência e hierarquiza a relação entre as pessoas em função da adequação de seus corpos a um ideal de beleza e capacidade. Infelizmente as pessoas reproduzem o vocabulário capacitista sem atentar-se que é uma ação violenta e negacionista funcional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8362862137086424 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SA Monografia Anna Maria Campos Corado 2.pdf | 344,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador