Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3733
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ações pedagógicas inovadoras: favorecem a alfabetização do estudante que apresenta transtorno déficit de atenção |
Título(s) alternativo(s): | Ações pedagógicas inovadoras |
Autor(es): | Silva, Indielly Flores Figueiredo da |
Primeiro Orientador: | Amado, Suely Maria da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Rogeri, Raquia Rabelo |
Resumo: | Este trabalho apresenta o tema: Ações Pedagógicas Inovadoras: Favorecem a Alfabetização do Estudante que Apresenta Transtorno Déficit de Atenção. O objetivo foi conhecer autores que aprofundam em suas teorias com abordagem e conceitos sobre: Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), na Alfabetização, e utilizando as Metodologias Ativas que atendam estudantes com Dificuldades de Aprendizagem nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia pautou-se em bibliográfica com os acervos da Biblioteca Central da PUC Goiás, obras adquirida durante o curso de Pedagogia, sites e artigos. O referencial teórico baseou-se em documentos oficiais, autores da área da Educação, Ana Beatriz Barbosa Silva e Lilian Bacich e José Moran que permitiram um suporte teórico. Como resultados, percebeu-se a necessidade de conhecer, pesquisar e aprofundar as propostas das Metodologias Ativas, com intuito do educador utilizar em sala de aula instrumento de trabalho pedagógico motivadores para ajudar os educandos a desenvolver os aspectos cognitivos e intelectual possibilitando a interação com a leitura e escrita. Por fim, os resultados demonstraram que o processo de alfabetização do educando com Transtorno Déficit Atenção tem a necessidade de ser por meio das metodologias ativas. |
Palavras-chave: | Alfabetização Transtorno de déficit de atenção Metodologias ativas Educador Educando Aprendizagem TDA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3733 |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SA Monografia Indielly Flores.pdf | 833,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador