PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3733
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ações pedagógicas inovadoras: favorecem a alfabetização do estudante que apresenta transtorno déficit de atenção
Título(s) alternativo(s): Ações pedagógicas inovadoras
Autor(es): Silva, Indielly Flores Figueiredo da
Primeiro Orientador: Amado, Suely Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rogeri, Raquia Rabelo
Resumo: Este trabalho apresenta o tema: Ações Pedagógicas Inovadoras: Favorecem a Alfabetização do Estudante que Apresenta Transtorno Déficit de Atenção. O objetivo foi conhecer autores que aprofundam em suas teorias com abordagem e conceitos sobre: Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), na Alfabetização, e utilizando as Metodologias Ativas que atendam estudantes com Dificuldades de Aprendizagem nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia pautou-se em bibliográfica com os acervos da Biblioteca Central da PUC Goiás, obras adquirida durante o curso de Pedagogia, sites e artigos. O referencial teórico baseou-se em documentos oficiais, autores da área da Educação, Ana Beatriz Barbosa Silva e Lilian Bacich e José Moran que permitiram um suporte teórico. Como resultados, percebeu-se a necessidade de conhecer, pesquisar e aprofundar as propostas das Metodologias Ativas, com intuito do educador utilizar em sala de aula instrumento de trabalho pedagógico motivadores para ajudar os educandos a desenvolver os aspectos cognitivos e intelectual possibilitando a interação com a leitura e escrita. Por fim, os resultados demonstraram que o processo de alfabetização do educando com Transtorno Déficit Atenção tem a necessidade de ser por meio das metodologias ativas.
Palavras-chave: Alfabetização
Transtorno de Déficit de Atenção (TDA)
Metodologias ativas
Educador
Educando
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3733
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
SA Monografia Indielly Flores.pdf833,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador