PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento cognitivo da criança autista e a inclusão
Autor(es): Correa, Raquel de Castro
Primeiro Orientador: Sousa, Daniela Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Rogeri, Raquia Rabelo
Resumo: O estudo realizado nas disciplinas Monografia I e II, no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, trata da importância da inclusão para o desenvolvimento cognitivo da criança autista, analisado a partir de dados teóricos e documentais. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Objetivou-se compreender a importância da inclusão para o desenvolvimento da criança autista. No presente trabalho, trazemos o conceito de autismo, a forma como pode ser diagnosticado e o papel da família, professores e escola a partir dos autores Castegnaro (2007), Gauderer (2007), Klin (2006), Leontiev (2010), Maciel e Garcia (2009), Onzi e Gomes (2015) e Vygotskii (2010). O trabalho traz um levantamento de como as políticas públicas instituem, auxiliam ou dificultam o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, a partir dos seguintes documentos oficiais: Declaração de Salamanca (2001), Lei 10.845/2004, Lei 12.764/2012, Lei 13.146/2015, Decreto 7611/2011, Decreto 7612/2011, Decreto 9465/2019, Decreto 1050/2020, Constituição de 1988 e Política Nacional de Educação Especial (2020). A partir de Vygotskii (2010) e Leontiev (2010) e do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, buscamos compreender como se dá o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e o papel do outro neste processo de desenvolvimento. Concluímos que a inclusão das crianças autistas é indispensável e nos colocamos contra as atuais e retrógradas políticas públicas que abrem precedentes para a segregação das pessoas com necessidades especiais.
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo
Políticas educacionais
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Data do documento: 9-Dez-2021
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