Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desenvolvimento cognitivo da criança autista e a inclusão |
Autor(es): | Correa, Raquel de Castro |
Primeiro Orientador: | Sousa, Daniela Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rogeri, Raquia Rabelo |
Resumo: | O estudo realizado nas disciplinas Monografia I e II, no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, trata da importância da inclusão para o desenvolvimento cognitivo da criança autista, analisado a partir de dados teóricos e documentais. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Objetivou-se compreender a importância da inclusão para o desenvolvimento da criança autista. No presente trabalho, trazemos o conceito de autismo, a forma como pode ser diagnosticado e o papel da família, professores e escola a partir dos autores Castegnaro (2007), Gauderer (2007), Klin (2006), Leontiev (2010), Maciel e Garcia (2009), Onzi e Gomes (2015) e Vygotskii (2010). O trabalho traz um levantamento de como as políticas públicas instituem, auxiliam ou dificultam o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, a partir dos seguintes documentos oficiais: Declaração de Salamanca (2001), Lei 10.845/2004, Lei 12.764/2012, Lei 13.146/2015, Decreto 7611/2011, Decreto 7612/2011, Decreto 9465/2019, Decreto 1050/2020, Constituição de 1988 e Política Nacional de Educação Especial (2020). A partir de Vygotskii (2010) e Leontiev (2010) e do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, buscamos compreender como se dá o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e o papel do outro neste processo de desenvolvimento. Concluímos que a inclusão das crianças autistas é indispensável e nos colocamos contra as atuais e retrógradas políticas públicas que abrem precedentes para a segregação das pessoas com necessidades especiais. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento cognitivo Políticas educacionais Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3732 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Raquel Final.docx.pdf | 281,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador