PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrea, Raquel de Castro-
dc.date.accessioned2022-02-24T14:01:37Z-
dc.date.available2022-02-24T14:01:37Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3732-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais-
dc.subjectInclusão-
dc.titleDesenvolvimento cognitivo da criança autista e a inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Daniela Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616631479317166pt_BR
dc.contributor.referee2Rogeri, Raquia Rabelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121251334312988pt_BR
dc.description.resumoO estudo realizado nas disciplinas Monografia I e II, no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, trata da importância da inclusão para o desenvolvimento cognitivo da criança autista, analisado a partir de dados teóricos e documentais. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Objetivou-se compreender a importância da inclusão para o desenvolvimento da criança autista. No presente trabalho, trazemos o conceito de autismo, a forma como pode ser diagnosticado e o papel da família, professores e escola a partir dos autores Castegnaro (2007), Gauderer (2007), Klin (2006), Leontiev (2010), Maciel e Garcia (2009), Onzi e Gomes (2015) e Vygotskii (2010). O trabalho traz um levantamento de como as políticas públicas instituem, auxiliam ou dificultam o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, a partir dos seguintes documentos oficiais: Declaração de Salamanca (2001), Lei 10.845/2004, Lei 12.764/2012, Lei 13.146/2015, Decreto 7611/2011, Decreto 7612/2011, Decreto 9465/2019, Decreto 1050/2020, Constituição de 1988 e Política Nacional de Educação Especial (2020). A partir de Vygotskii (2010) e Leontiev (2010) e do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, buscamos compreender como se dá o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e o papel do outro neste processo de desenvolvimento. Concluímos que a inclusão das crianças autistas é indispensável e nos colocamos contra as atuais e retrógradas políticas públicas que abrem precedentes para a segregação das pessoas com necessidades especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Raquel Final.docx.pdf281,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador