Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Correa, Raquel de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T14:01:37Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T14:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3732 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | - |
dc.subject | Inclusão | - |
dc.title | Desenvolvimento cognitivo da criança autista e a inclusão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Daniela Rodrigues de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7616631479317166 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rogeri, Raquia Rabelo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121251334312988 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo realizado nas disciplinas Monografia I e II, no curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, trata da importância da inclusão para o desenvolvimento cognitivo da criança autista, analisado a partir de dados teóricos e documentais. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa e bibliográfica. Objetivou-se compreender a importância da inclusão para o desenvolvimento da criança autista. No presente trabalho, trazemos o conceito de autismo, a forma como pode ser diagnosticado e o papel da família, professores e escola a partir dos autores Castegnaro (2007), Gauderer (2007), Klin (2006), Leontiev (2010), Maciel e Garcia (2009), Onzi e Gomes (2015) e Vygotskii (2010). O trabalho traz um levantamento de como as políticas públicas instituem, auxiliam ou dificultam o processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais, a partir dos seguintes documentos oficiais: Declaração de Salamanca (2001), Lei 10.845/2004, Lei 12.764/2012, Lei 13.146/2015, Decreto 7611/2011, Decreto 7612/2011, Decreto 9465/2019, Decreto 1050/2020, Constituição de 1988 e Política Nacional de Educação Especial (2020). A partir de Vygotskii (2010) e Leontiev (2010) e do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, buscamos compreender como se dá o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e o papel do outro neste processo de desenvolvimento. Concluímos que a inclusão das crianças autistas é indispensável e nos colocamos contra as atuais e retrógradas políticas públicas que abrem precedentes para a segregação das pessoas com necessidades especiais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia Raquel Final.docx.pdf | 281,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador