PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As políticas educacionais para a educação de jovens e adultos no Brasil hoje
Autor(es): Silva, Priscila Pereira da
Primeiro Orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
metadata.dc.contributor.referee1: Quimuenhe, Ancha
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ana Maria da Conceição
Resumo: Esta Monografia II, apresentada como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, teve como tema Educação de Jovens e Adultos no Brasil e como problema central: Como se caracteriza a educação de jovens e adultos – EJA no Brasil hoje? Esta pesquisa tem como objetivo geral explicitar os direitos e as garantias dos jovens e adultos à educação no Brasil. Para alcançar este propósito ficou estabelecido como objetivos específicos: 1. Explicitar o percurso histórico da EJA no Brasil; 2. Identificar e analisar a legislação brasileira referente a educação de jovens e adultos, em vigor no Brasil; 3. Analisar as relações entre desigualdade social, desigualdade educativa e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Esta pesquisa foi realizada segundo os critérios da pesquisa qualitativa, do tipo documental e bibliográfica. A pesquisa qualitativa é a mais adequada para a investigação do tema deste projeto porque considera a configuração do objeto a ser investigado a partir da realidade social em que se encontra. A pesquisa documental foi realizada para coleta de dados referentes à legislação e aos dados estatísticos relativos à educação de jovens e adultos no Brasil, em especial os dados específicos da EJA. A pesquisa bibliográfica foi realizada para identificar os estudos investigativos que analisam a educação de jovens e adultos no Brasil e que possam fundamentar teoricamente a análise dos dados e a conclusão deste estudo investigativo. Os resultados deste estudo investigativo encontram-se nesta Monografia II, organizados em três capítulos: Capítulo I - Breve histórico da educação de jovens e adultos no brasil; Capítulo II - A política educacional brasileira para a EJA e o rendimento escolar desta modalidade de ensino no Brasil; Capítulo III -As relações entre desigualdade social, desigualdade educativa e EJA. Ao final estão as considerações finais, considerando que a distorção série/idade é a principal característica dos estudantes da EJA e o Brasil ainda possui um número bastante expressivo de jovens e adultos analfabetos ou em situação de alfabetizados funcionais. Mesmo esses sujeitos tendo direito a educação de qualidade garantido em lei, esse direito lhes tem sido negado, fazendo com que esses jovens tenham ainda mais dificuldades de conquistar seus projetos e um futuro com melhores condições de vida.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Desigualdade educativa
Desigualdade social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3673
Data do documento: 8-Dez-2021
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