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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3673
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As políticas educacionais para a educação de jovens e adultos no Brasil hoje |
Autor(es): | Silva, Priscila Pereira da |
Primeiro Orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Quimuenhe, Ancha |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Ana Maria da Conceição |
Resumo: | Esta Monografia II, apresentada como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, teve como tema Educação de Jovens e Adultos no Brasil e como problema central: Como se caracteriza a educação de jovens e adultos – EJA no Brasil hoje? Esta pesquisa tem como objetivo geral explicitar os direitos e as garantias dos jovens e adultos à educação no Brasil. Para alcançar este propósito ficou estabelecido como objetivos específicos: 1. Explicitar o percurso histórico da EJA no Brasil; 2. Identificar e analisar a legislação brasileira referente a educação de jovens e adultos, em vigor no Brasil; 3. Analisar as relações entre desigualdade social, desigualdade educativa e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Esta pesquisa foi realizada segundo os critérios da pesquisa qualitativa, do tipo documental e bibliográfica. A pesquisa qualitativa é a mais adequada para a investigação do tema deste projeto porque considera a configuração do objeto a ser investigado a partir da realidade social em que se encontra. A pesquisa documental foi realizada para coleta de dados referentes à legislação e aos dados estatísticos relativos à educação de jovens e adultos no Brasil, em especial os dados específicos da EJA. A pesquisa bibliográfica foi realizada para identificar os estudos investigativos que analisam a educação de jovens e adultos no Brasil e que possam fundamentar teoricamente a análise dos dados e a conclusão deste estudo investigativo. Os resultados deste estudo investigativo encontram-se nesta Monografia II, organizados em três capítulos: Capítulo I - Breve histórico da educação de jovens e adultos no brasil; Capítulo II - A política educacional brasileira para a EJA e o rendimento escolar desta modalidade de ensino no Brasil; Capítulo III -As relações entre desigualdade social, desigualdade educativa e EJA. Ao final estão as considerações finais, considerando que a distorção série/idade é a principal característica dos estudantes da EJA e o Brasil ainda possui um número bastante expressivo de jovens e adultos analfabetos ou em situação de alfabetizados funcionais. Mesmo esses sujeitos tendo direito a educação de qualidade garantido em lei, esse direito lhes tem sido negado, fazendo com que esses jovens tenham ainda mais dificuldades de conquistar seus projetos e um futuro com melhores condições de vida. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Desigualdade educativa Desigualdade social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3673 |
Data do documento: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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