PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Priscila Pereira da-
dc.date.accessioned2021-12-21T18:24:45Z-
dc.date.available2021-12-21T18:24:45Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3673-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDesigualdade educativa-
dc.subjectDesigualdade social-
dc.titleAs políticas educacionais para a educação de jovens e adultos no Brasil hojept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee1Quimuenhe, Ancha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0186345200547801pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ana Maria da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894205602832380pt_BR
dc.description.resumoEsta Monografia II, apresentada como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, teve como tema Educação de Jovens e Adultos no Brasil e como problema central: Como se caracteriza a educação de jovens e adultos – EJA no Brasil hoje? Esta pesquisa tem como objetivo geral explicitar os direitos e as garantias dos jovens e adultos à educação no Brasil. Para alcançar este propósito ficou estabelecido como objetivos específicos: 1. Explicitar o percurso histórico da EJA no Brasil; 2. Identificar e analisar a legislação brasileira referente a educação de jovens e adultos, em vigor no Brasil; 3. Analisar as relações entre desigualdade social, desigualdade educativa e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Esta pesquisa foi realizada segundo os critérios da pesquisa qualitativa, do tipo documental e bibliográfica. A pesquisa qualitativa é a mais adequada para a investigação do tema deste projeto porque considera a configuração do objeto a ser investigado a partir da realidade social em que se encontra. A pesquisa documental foi realizada para coleta de dados referentes à legislação e aos dados estatísticos relativos à educação de jovens e adultos no Brasil, em especial os dados específicos da EJA. A pesquisa bibliográfica foi realizada para identificar os estudos investigativos que analisam a educação de jovens e adultos no Brasil e que possam fundamentar teoricamente a análise dos dados e a conclusão deste estudo investigativo. Os resultados deste estudo investigativo encontram-se nesta Monografia II, organizados em três capítulos: Capítulo I - Breve histórico da educação de jovens e adultos no brasil; Capítulo II - A política educacional brasileira para a EJA e o rendimento escolar desta modalidade de ensino no Brasil; Capítulo III -As relações entre desigualdade social, desigualdade educativa e EJA. Ao final estão as considerações finais, considerando que a distorção série/idade é a principal característica dos estudantes da EJA e o Brasil ainda possui um número bastante expressivo de jovens e adultos analfabetos ou em situação de alfabetizados funcionais. Mesmo esses sujeitos tendo direito a educação de qualidade garantido em lei, esse direito lhes tem sido negado, fazendo com que esses jovens tenham ainda mais dificuldades de conquistar seus projetos e um futuro com melhores condições de vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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