PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Introdução alimentar com Baby Led Weaning (BLW): uma revisão de literatura das vantagens e riscos deste método
Autor(es): Barbosa, Carolina Fernandes
Primeiro Orientador: Abreu, Vanessa Roriz Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Hellen Christina Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marina Fernandes Barros de
Resumo: Objetivo: avaliar riscos e benefícios da introdução alimentar pelo método BLW. Fonte de Dados: Trata-se de uma revisão bibliográfica nas bases de dados SciElo e PubMed, com o descritor “babyled weaning” no título, resumo ou palavras-chave, em artigos de publicação dos últimos 5 anos. Síntese de Dados: Os bebês que foram introduzidos no método babyled weaning não apresentaram diferenças significativas na ingestão de energia em comparação ao método tradicional na maioria dos estudos analisados, entretanto foi observado risco de menor ingestão de alguns micronutrientes. Os episódios de engasgos podem ocorrer em ambos os métodos, pois o bebê ainda não tem suas habilidades motoras orais totalmente desenvolvidas. Os profissionais de saúde ressaltaram a importância de não oferecer alimentos com risco de asfixia. A abordagem babyled weaning pode melhorar a autorregulação da saciedade e a autonomia da criança, além de favorecer as habilidades motoras e orais. Conclusões: Independentemente do método de introdução alimentar escolhido, o acompanhamento nutricional ou pediátrico pode garantir as necessidades nutricionais necessárias, bem como reduzir os riscos de engasgos e deficiência de micronutrientes.
Palavras-chave: Alimentação complementar
Nutrição infantil
Métodos de alimentação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3671
Data do documento: 14-Dez-2021
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