PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3581
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direito médico e os parâmetros do exercício ilegal e irregular da medicina
Autor(es): Rodrigues, Hellen Nicoly Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, José Antônio Tietzmann e
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Marcelo Di Rezende
Resumo: Por meio do método de pesquisa dedutivo e pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa, teórica e documental, o presente estudo possui como principal objetivo discorrer, acerca da responsabilidade civil e penal do médico, no tocante aos danos morais e materiais, pertinentes e erro médico, sob a luz da legislação brasileira. Primeiramente, este estudo procurou entender a história da medicina e em que ponto seu profissional começou a ser responsabilizado por seus atos e consequências. Preocupou-se em elucidar as principais disciplinas estudadas pelo profissional da área do direito médico no ordenamento jurídico brasileiro, bem como entender a responsabilidade civil e penal, ressalvando pontos importantes, como por exemplo, a evolução histórica, conceitos e pressupostos, teorias subjetivas e objetivas e cláusulas legais pertinentes à responsabilidade civil do médico. Procurou explanar acerca do exercício ilegal da medicina, a fim de que o profissional do direito médico possa julgar quem pode e quem não pode exercer de forma autônoma, conforme a lei. Por fim, são apresentadas ao profissional do direito médico todas as responsabilidades tanto civis quanto penais, em que podem ser acarretados os profissionais da área médica, suas punições e eventuais casos julgados pela legislação brasileira.
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Responsabilidade penal
Negligência
Imprudência
Imperícia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3581
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Hellen Nicoly Oliveira Rodrigues.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador