PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3540
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das estratégias digitais da equipe Fúria no E-sport: comunicação, recepção e engajamento
Autor(es): Rafael, Vinícius Ângelo
Primeiro Orientador: Bueno, Murilo Gabriel Berardo
metadata.dc.contributor.referee2: Rosenzweig, Patrícia Quitero
metadata.dc.contributor.referee3: Brisolla, Márcia Regina Santos
Resumo: Ao longo das décadas os esportes ganharam notoriedade e com isso chamaram a atenção da publicidade e propaganda que investe há bastante tempo de forma insistente nesse meio. Entretanto, na atualidade, surgiu o e-sports, que é uma nova modalidade de esportes eletrônicos que vêm crescendo de forma espantosa principalmente nessa nova aldeia global que é a internet. Ao longo do tempo, os e-sports ganharam contornos competitivos e deixaram de ser apenas games. A partir disso, o presente trabalho discorrerá sobre a equipe brasileira de e-sports Furia, baseando principalmente nos estudos sobre netnografia de Robert V. Kozinets (2014), relacio-nando-as com as estratégias de comunicação digital, a partir da autora Martha Gabriel (2010), utilizadas com seu público para verificar como se dá o engajamento e recepção com a marca/equipe.
Abstract: Over the decades, sports have gained notoriety and, as a result, they have attracted the attention of publicity and advertising that has been investing for a long time in this medium. However, nowadays, e-sports has emerged, which is a new type of electronic sports that has been growing in an amazing way, especially in this new global village that is the internet. Over time, e-sports gained competitive contours and stopped being just games. From there, this work will discuss the Brazilian e-sports team Furia, based mainly on the studies on netnography by Robert V. Kozinets, relating them to digital communication strategies, from the author Martha Gabriel, used with their public to check how the engagement and reception with the brand/team takes place.
Palavras-chave: E-sport
Jogos eletrônicos
Marketing digital
Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3540
Data do documento: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FURIA FINAL -mesclado(1).pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador