Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3540
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rafael, Vinícius Ângelo | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-19T02:51:27Z | - |
dc.date.available | 2021-12-19T02:51:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3540 | - |
dc.description.abstract | Over the decades, sports have gained notoriety and, as a result, they have attracted the attention of publicity and advertising that has been investing for a long time in this medium. However, nowadays, e-sports has emerged, which is a new type of electronic sports that has been growing in an amazing way, especially in this new global village that is the internet. Over time, e-sports gained competitive contours and stopped being just games. From there, this work will discuss the Brazilian e-sports team Furia, based mainly on the studies on netnography by Robert V. Kozinets, relating them to digital communication strategies, from the author Martha Gabriel, used with their public to check how the engagement and reception with the brand/team takes place. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | E-sport | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Marketing digital | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Análise das estratégias digitais da equipe Fúria no E-sport: comunicação, recepção e engajamento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bueno, Murilo Gabriel Berardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4875663105993673 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosenzweig, Patrícia Quitero | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4863102169942326 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brisolla, Márcia Regina Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2353503822201134 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo das décadas os esportes ganharam notoriedade e com isso chamaram a atenção da publicidade e propaganda que investe há bastante tempo de forma insistente nesse meio. Entretanto, na atualidade, surgiu o e-sports, que é uma nova modalidade de esportes eletrônicos que vêm crescendo de forma espantosa principalmente nessa nova aldeia global que é a internet. Ao longo do tempo, os e-sports ganharam contornos competitivos e deixaram de ser apenas games. A partir disso, o presente trabalho discorrerá sobre a equipe brasileira de e-sports Furia, baseando principalmente nos estudos sobre netnografia de Robert V. Kozinets (2014), relacio-nando-as com as estratégias de comunicação digital, a partir da autora Martha Gabriel (2010), utilizadas com seu público para verificar como se dá o engajamento e recepção com a marca/equipe. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito, Negócios e Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.relation.references | ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital: o Guia Estratégico de Marketing Di-gital. São Paulo: Novatec, 2011. AL RIES E JACK TROUT. Positioning: the Battle for your Mind. (1980). CAETANO, Rafaela. O que são os eSports? Disponível em: http://www.espn.com.br/infogra-fico/o-que-sao-os-esports/ - Acesso em: 24/03/2021. DUARTE e BARROS. A elaboração do projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A., (2010). ESPORTELANDIA (2020). Conheça a FURIA Esports: história, lines, títulos e players. Disponível em: https://www.esportelandia.com.br/esports/furia-esports/ - Acesso em 26/05/2021. FBS COMUNICAÇÃO. Comunicação Digital: entenda o que é suas tendências. Disponível em: https://www.fsb.com.br/noticias/comunicacao-digital/ - Acesso em: 19/05/2021. FERA. Com pandemia, plataformas de eSports celebram recorde de utilização. Disponível em: https://esportefera.com.br/noticias/games,com-pandemia-plataformas-de-e-sports-cele bram-recorde-de-utilizacao,70003307070 – Acesso em: 14/04/2021. FURIA. A FURIA agora é @RedBullBR. Disponível em: https://twitter.com/FURIA/sta-tus/1349763214569926656 - Acesso em: 18/05/2021. FURIA. A NEW CHAPTER - FURIA & NIKE. Disponível em: https://www.you-tube.com/watch?v=_UAlFlZVTVY – Acesso em: 18/05/2021. GABRIEL, Martha. Estratégias Digitais de Marketing. Disponível em: https://www.mar-tha.com.br/estrategias-digitais-de-marketing-2/ - Acesso em: 25/05/2021. GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2010. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, (2002). HYPERX BRASIL. FURIA Esports e HyperX - Do Início Até A Glória. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vlARQoSyZVc – Acesso em: 18/05/2021. KOTLER. Phillip. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER. Phillip. Princípios de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2003. KOZINETS, Robert. Netnografia: Realizando Pesquisa Etnográfica Online. Porto Alegre: Penso Editora, (2014). NEWZOO. Newzoo Global Esports Market Report 2020 | Light Version. Disponível em: https://newzoo.com/insights/trend-reports/newzoo-global-esports-market-report-2020-light-version/ - Acesso em: 15/05/2021. | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
FURIA FINAL -mesclado(1).pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador