PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRafael, Vinícius Ângelo-
dc.date.accessioned2021-12-19T02:51:27Z-
dc.date.available2021-12-19T02:51:27Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3540-
dc.description.abstractOver the decades, sports have gained notoriety and, as a result, they have attracted the attention of publicity and advertising that has been investing for a long time in this medium. However, nowadays, e-sports has emerged, which is a new type of electronic sports that has been growing in an amazing way, especially in this new global village that is the internet. Over time, e-sports gained competitive contours and stopped being just games. From there, this work will discuss the Brazilian e-sports team Furia, based mainly on the studies on netnography by Robert V. Kozinets, relating them to digital communication strategies, from the author Martha Gabriel, used with their public to check how the engagement and reception with the brand/team takes place.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectE-sportpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleAnálise das estratégias digitais da equipe Fúria no E-sport: comunicação, recepção e engajamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Murilo Gabriel Berardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875663105993673pt_BR
dc.contributor.referee2Rosenzweig, Patrícia Quitero-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863102169942326pt_BR
dc.contributor.referee3Brisolla, Márcia Regina Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2353503822201134pt_BR
dc.description.resumoAo longo das décadas os esportes ganharam notoriedade e com isso chamaram a atenção da publicidade e propaganda que investe há bastante tempo de forma insistente nesse meio. Entretanto, na atualidade, surgiu o e-sports, que é uma nova modalidade de esportes eletrônicos que vêm crescendo de forma espantosa principalmente nessa nova aldeia global que é a internet. Ao longo do tempo, os e-sports ganharam contornos competitivos e deixaram de ser apenas games. A partir disso, o presente trabalho discorrerá sobre a equipe brasileira de e-sports Furia, baseando principalmente nos estudos sobre netnografia de Robert V. Kozinets (2014), relacio-nando-as com as estratégias de comunicação digital, a partir da autora Martha Gabriel (2010), utilizadas com seu público para verificar como se dá o engajamento e recepção com a marca/equipe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.relation.referencesADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital: o Guia Estratégico de Marketing Di-gital. São Paulo: Novatec, 2011. AL RIES E JACK TROUT. Positioning: the Battle for your Mind. (1980). CAETANO, Rafaela. O que são os eSports? Disponível em: http://www.espn.com.br/infogra-fico/o-que-sao-os-esports/ - Acesso em: 24/03/2021. DUARTE e BARROS. A elaboração do projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A., (2010). ESPORTELANDIA (2020). Conheça a FURIA Esports: história, lines, títulos e players. Disponível em: https://www.esportelandia.com.br/esports/furia-esports/ - Acesso em 26/05/2021. FBS COMUNICAÇÃO. Comunicação Digital: entenda o que é suas tendências. Disponível em: https://www.fsb.com.br/noticias/comunicacao-digital/ - Acesso em: 19/05/2021. FERA. Com pandemia, plataformas de eSports celebram recorde de utilização. Disponível em: https://esportefera.com.br/noticias/games,com-pandemia-plataformas-de-e-sports-cele bram-recorde-de-utilizacao,70003307070 – Acesso em: 14/04/2021. FURIA. A FURIA agora é @RedBullBR. Disponível em: https://twitter.com/FURIA/sta-tus/1349763214569926656 - Acesso em: 18/05/2021. FURIA. A NEW CHAPTER - FURIA & NIKE. Disponível em: https://www.you-tube.com/watch?v=_UAlFlZVTVY – Acesso em: 18/05/2021. GABRIEL, Martha. Estratégias Digitais de Marketing. Disponível em: https://www.mar-tha.com.br/estrategias-digitais-de-marketing-2/ - Acesso em: 25/05/2021. GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, 2010. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, (2002). HYPERX BRASIL. FURIA Esports e HyperX - Do Início Até A Glória. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vlARQoSyZVc – Acesso em: 18/05/2021. KOTLER. Phillip. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER. Phillip. Princípios de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2003. KOZINETS, Robert. Netnografia: Realizando Pesquisa Etnográfica Online. Porto Alegre: Penso Editora, (2014). NEWZOO. Newzoo Global Esports Market Report 2020 | Light Version. Disponível em: https://newzoo.com/insights/trend-reports/newzoo-global-esports-market-report-2020-light-version/ - Acesso em: 15/05/2021.pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FURIA FINAL -mesclado(1).pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador