PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciência da Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3538
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Piratas vs marinha: um jogo de perseguição utilizando teoria dos grafos e pygame
Autor(es): Barreto, Débora Barbosa
Primeiro Orientador: Abadia, Fernando Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Centeno, Carmen Cecilia
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Max Gontijo de
Resumo: O presente projeto almeja, principalmente, abordar problemas e sugerir soluções de caráter lúdico relacionadas com a Teoria dos Grafos. Considerada relativamente recente, a aludida Teoria, que surgiu no século XVIII e entrou nos programas do ensino secundário a partir do século XX, pode ser apontada como uma das aplicações mais interessantes dentre as teorias matemáticas voltadas para aplicações lúdicas. Além disso, uma das funções da Teoria dos Grafos consiste justamente na solução de problemas e na compreensão de jogos – razão pela qual foi adotada para o desenvolvimento do presente estudo. Em linhas gerais, neste trabalho, que aborda especialmente jogos de perseguição, foi desenvolvido um jogo em Pygame. Para que isso fosse possível, partiu-se da aplicação da teoria desenvolvida a partir de grafos, que demonstraram como o jogo de perseguição funciona na prática.
Abstract: This project aims, mainly, to address problems and suggest solutions of a playful nature related to Graph Theory. Considered relatively recent, the aforementioned Theory, which emerged in the 18th century and entered secondary education programs in the 20th century, can be identified as one of the most interesting applications among mathematical theories aimed at recreational applications. Furthermore, one of the functions of Graph Theory consists precisely in solving problems and understanding games – which is why it was adopted for the development of this study. In general terms, in this work, which deals especially with chase games, a game in Pygame was developed. To make this possible, we started with the application of the theory developed from graphs, which demonstrated how the chase game works in practice.
Palavras-chave: Grafos
Jogos de perseguição
Python
Pygame
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL::TEORIA DOS GRAFOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3538
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Final - DÉBORA BARBOSA.pdf886,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador