PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A efetividade das ações afirmativas voltadas aos povos indígenas na Universidade Federal de Goiás
Autor(es): Almeida, José Carlos Silva de
Primeiro Orientador: Borges, Fernanda da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Barros , Rafael Aparecido Mateus de
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Fernanda da Silva
Resumo: A presente pesquisa investiga se as politicas de ações afirmativas desenvolvidas na Universidade Federal de Goiás – UFG, voltadas aos povos indígenas são efetivas, considerando o ingresso e permanência dos estudantes indígenas cotistas dos últimos 10 anos. O foco da pesquisa, portanto, são os programas de cotas da UFG, como: UFGinclui, o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) e a Lei 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), que reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência dentro do recorte de renda. Além disso, é objeto de análise o seguinte corpus documental: a legislação federal, que compreende as políticas de educação superior no Brasil e em Goiás; as resoluções e normativas específicas da UFG; dados estatísticos provenientes de instituições de pesquisa nacional e dados estatísticos sobre o programa UFGinclui dos últimos 12 anos. Os resultados indicam que vários aspectos merecem ser objeto de intervenção com vistas a aprimorar o processo de acesso à educação superior na UFG. O estudo, no entanto, evidencia que a universidade ainda está distante dos povos indígenas no aspecto do ingresso e da permanência. Reconhece que o programa UFGinclui constitui-se um avanço em relação as politicas de ações afirmativas na UFG, porém não é suficiente para corrigir as distorções causadas pelas desigualdades no Estado e no país.
Palavras-chave: Educação Superior; Ações Afirmativas; Cotas; Indígenas; Evasão.
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas: Direito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Carlos.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador