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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, José Carlos Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-10T13:01:44Z | - |
dc.date.available | 2020-12-10T13:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/350 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.title | A efetividade das ações afirmativas voltadas aos povos indígenas na Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Fernanda da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6855004439851879 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Rafael Aparecido Mateus de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5033947087115650 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investiga se as politicas de ações afirmativas desenvolvidas na Universidade Federal de Goiás – UFG, voltadas aos povos indígenas são efetivas, considerando o ingresso e permanência dos estudantes indígenas cotistas dos últimos 10 anos. O foco da pesquisa, portanto, são os programas de cotas da UFG, como: UFGinclui, o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) e a Lei 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), que reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência dentro do recorte de renda. Além disso, é objeto de análise o seguinte corpus documental: a legislação federal, que compreende as políticas de educação superior no Brasil e em Goiás; as resoluções e normativas específicas da UFG; dados estatísticos provenientes de instituições de pesquisa nacional e dados estatísticos sobre o programa UFGinclui dos últimos 12 anos. Os resultados indicam que vários aspectos merecem ser objeto de intervenção com vistas a aprimorar o processo de acesso à educação superior na UFG. O estudo, no entanto, evidencia que a universidade ainda está distante dos povos indígenas no aspecto do ingresso e da permanência. Reconhece que o programa UFGinclui constitui-se um avanço em relação as politicas de ações afirmativas na UFG, porém não é suficiente para corrigir as distorções causadas pelas desigualdades no Estado e no país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Direito e Relações Internacionais | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Direito |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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