PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, José Carlos Silva de-
dc.date.accessioned2020-12-10T13:01:44Z-
dc.date.available2020-12-10T13:01:44Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/350-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.titleA efetividade das ações afirmativas voltadas aos povos indígenas na Universidade Federal de Goiáspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Fernanda da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6855004439851879pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Rafael Aparecido Mateus de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033947087115650pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga se as politicas de ações afirmativas desenvolvidas na Universidade Federal de Goiás – UFG, voltadas aos povos indígenas são efetivas, considerando o ingresso e permanência dos estudantes indígenas cotistas dos últimos 10 anos. O foco da pesquisa, portanto, são os programas de cotas da UFG, como: UFGinclui, o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) e a Lei 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), que reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência dentro do recorte de renda. Além disso, é objeto de análise o seguinte corpus documental: a legislação federal, que compreende as políticas de educação superior no Brasil e em Goiás; as resoluções e normativas específicas da UFG; dados estatísticos provenientes de instituições de pesquisa nacional e dados estatísticos sobre o programa UFGinclui dos últimos 12 anos. Os resultados indicam que vários aspectos merecem ser objeto de intervenção com vistas a aprimorar o processo de acesso à educação superior na UFG. O estudo, no entanto, evidencia que a universidade ainda está distante dos povos indígenas no aspecto do ingresso e da permanência. Reconhece que o programa UFGinclui constitui-se um avanço em relação as politicas de ações afirmativas na UFG, porém não é suficiente para corrigir as distorções causadas pelas desigualdades no Estado e no país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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