PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Alimentos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3438
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tendências de consumo de bebidas à base de vegetais: uma revisão sistemática
Autor(es): Miranda, Sirlainy Pereira
Primeiro Orientador: Coelho, Nástia Rosa Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Maria do Livramento
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Amanda Gabriela Araújo
Resumo: A alternativa de leites vegetais aos leites de origem animal vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no interesse por parte dos consumidores quanto no desenvolvimento de novos produtos pela indústria de bebidas para atender esse mercado. Este trabalho objetivou a avaliação das tendências de consumo de bebidas à base de vegetais, particularmente soja, arroz e amêndoas, utilizando a metodologia de revisão sistemática para abordar os aspectos tecnológicos/desenvolvimento de novos produtos, aspectos nutricionais e o tipo de público consumidor que apresentam interesse e preferência por esse tipo de bebida. O levantamento dos artigos científicos ocorreu entre fevereiro de 2021 e novembro de 2021. A busca foi limitada ao período de publicação de janeiro de 2011 até agosto de 2021, sendo utilizadas as seguintes bases eletrônicas e de dados e bibliotecas virtuais: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, SciELO e Google Acadêmico. Em relação aos aspectos tecnológicos/desenvolvimento de novos produtos, foram abordados a aplicação de polpas de frutas como ingrediente de saborização e fermentação para obtenção de bebida probiótica, além da aplicação de métodos de tratamento como termosonicação e ultra homogeneização de alta pressão. Embora haja muitas alternativas para substituição ao leite de vaca, o leite de origem vegetal apresenta algumas deficiências quando comparadas ao leite de vaca, sendo necessário a reposição dos nutrientes que faltam por outras fontes alimentares. As bebidas demonstraram como boa alternativa para adultos e crianças com intolerância à lactose e alergia a proteína do leite de vaca e para pessoas que optam pelo não consumo de alimentos de origem animal. Diante dos estudos levantados nesta revisão, percebe-se que a indústria de alimentos possui diversas possibilidades no aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos com composição nutricional interessante de forma a atender o potencial público consumidor. Conclui-se que ainda há espaço para mais pesquisas.
Palavras-chave: Leites vegetais
Aspectos tecnológicos e desenvolvimento de produtos
Aspectos nutricionais
Tipo de público consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3438
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC 2 SIRLAINY.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador