PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Nutrição
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3428
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da suplementação da curcumina em pacientes com síndrome metabólica: uma revisão de literatura
Autor(es): Melo, Mariana Rosa Cavalcante
Primeiro Orientador: Fernandes, Daniela Canuto
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Amanda Goulart de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alessandra Macedo Sara da
Resumo: Introdução: A Síndrome Metabólica (SM) é caracterizada por um conjunto de alterações que predispõe os indivíduos a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas. O objetivo do estudo foi analisar os efeitos da curcumina nos parâmetros antropométricos e metabólicos em pacientes com SM. Métodos: Realizou-se busca no Pubmed, com recorte temporal dos últimos 10 anos, usando-se as palavras-chave: ‘curcumin’, ‘curcumin and Metabolic Syndrome’. Resultados: Foram encontrados 9 ensaios clínicos randomizados (ECRs) e 5 metanálises. A idade da população acompanhada nos estudos variou de 18 a 75 anos. Nos ECRs, a dose de curcumina variou entre 800 mg/dia e 1890 mg/dia, com duração de 6 a 12 semanas. Nas metanálises, a dose diária variou entre 45 mg/dia a 2400 mg/dia, com duração de 4 a 36 semanas. O perfil lipídico foi um desfecho estudado em 5 estudos (ECRs=2; metanálise=3) que observaram melhora significativa em algumas das frações após a suplementação com a curcumina, tendo sido observada a redução dos níveis séricos de triglicérides (n=5), redução de LDL-c (n=3) e aumento nos níveis séricos de HDL-c (n=3). O efeito da suplementação de curcumina na glicemia de jejum foi estudado em 3 artigos, sendo que 2 relataram melhora significativa. Conclusão: A suplementação de curcumina parece reduzir os níveis séricos de triglicérides e de LDL-c e aumento dos níveis séricos de HDL-c. A melhora na glicemia também foi observada a partir da suplementação de curcumina. Os estudos não indicaram efeitos positivos na perda de peso e na redução de gordura corporal.
Palavras-chave: Curcumina
Síndrome metabólica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3428
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Manuscrito Melo_Almeida 2021 Defesa.pdf873,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador