Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3383
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato de experiência de uma acadêmica de fonoaudiologia no estágio do programa de educação pelo trabalho para a saúde pet-saúde |
Autor(es): | Cunha, Mariana Fernandes |
Primeiro Orientador: | Tanigute, Christiane Camargo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lacerda, Maria Carolina Cabral de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dantas, Lucy Jane |
Resumo: | Objetivo: Descrever a vivência de uma discente de Fonoaudiologia no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Método: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, ao longo do Estágio Supervisionado não obrigatório, remunerado, no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Centro de Atenção Psicossocial, no período de abril de 2019 a março de 2021. Resultados: A experiência do estágio proporcionou um extenso aprendizado em relação à Saúde Coletiva. Conclusão: Este relato sugere que os currículos de graduação em Fonoaudiologia enfatizem e invistam na formação acadêmica destes profissionais, para que haja melhor conhecimento sobre a área de saúde pública, enfatizando a importância de atuação nestes campos, especificamente na saúde mental, com objetivo de contribuir com a promoção, inserção e atuação mais ativa do fonoaudiólogo nesses serviços. |
Abstract: | Objective: To describe the experience of a Speech-Language Pathology student in the Education Program through Work for Health (PET-Saúde). Method: This is a descriptive study, experience report type, during the non-mandatory, paid Supervised Internship, in the education through work program for health, carried out in a Basic Health Unit (UBS), at the Psychosocial Care Center, from April 2019 to March 2021. Results: The internship experience provided extensive learning in relation to Public Health. Conclusion: This report suggests that that the speech terapy academic curriculum enplasizes and invests formation of these professionals, so that there is better knowledge about the public health area, emphasizing the importance of working in these fields, specifically in mental health, in order to contribute with the promotion, insertion and more active role of the speech therapist in these services. |
Palavras-chave: | Fonoaudiologia Sistema Único de Saúde Programa de educação pelo trabalho em saúde (PET-Saúde) SUS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Ciências Sociais e da Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3383 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MARIANA CUNHA TCC Final.docx | 40,48 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador