PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3364
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Automação em jatos comerciais: um estudo sobre habilidades manuais de pilotos e acidentes
Título(s) alternativo(s): Automation in commercial jets: a study on manual skills of pilots and accidents
Autor(es): Rosa, Bruno Vaz
Primeiro Orientador: Silva, Tammyse Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Nagi Hanna Salm
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Andréluiz da Silva
Resumo: Diante do crescente desenvolvimento econômico (à exceção do período mais crítico de pandemia de Covid-19) e tecnológico do setor aéreo, essa pesquisa tem como problemática a relação entre o alto grau de automação dos jatos comerciais, a baixa habilidade dos pilotos em voo manual e os acidentes ocorridos principalmente em função desses dois fatores. O objetivo principal da pesquisa é discutir como essa relação pode ser aprimorada em nome da segurança e da economia na área da aviação. Como objetivos secundários, busca compreender o cenário de desenvolvimento do setor aéreo e as perspectivas futuras, considerando a elevada automação dos jatos comerciais. O estudo utilizou como método a pesquisa de natureza descritiva, com procedimentos documental e bibliográfico. A partir dos dados levantados e dos acidentes reportados, demonstrou-se que, paralelamente ao alto investimento em tecnologia de automação das cabines dos grandes jatos comerciais, é necessário treinar pilotos e tripulação, principalmente para que, em situações de emergência, reconheçam falhas nas aeronaves e em seus sistemas e, assim, possam tomar decisões rápidas e assertivas no sentido de corrigir eventuais problemas ou assumir o controle manual da aeronave com vistas a conduzir passageiros e tripulação de forma segura e eficiente, até o pouso. Para que pilotos não se tornem apenas operadores e controladores desses sistemas automatizados, carecem de constante treinamento em simuladores de voos e da prática do voo manual no dia a dia de suas operações, para que possam ser agentes proativos de seus voos, comandando aeronaves e equipes com sucesso e, minimizando, de efeito, o índice de acidentes aéreos. Das recomendações extraídas dos acidentes estudados nesta pesquisa, fica evidente a necessidade de empresas aéreas e pilotos incorporarem habilidades de voo manual, de modo a aumentar o nível de segurança das operações, levando-se em consideração que, em última instância, são os pilotos com suas habilidades cognitivas de aviadores valorizadas que responderão pelo controle dos voos, preservando vidas e investimentos no setor aéreo.
Abstract: Considering the growing economic development (except for the most critical period of Covid-19 pandemic) and technological development in airline industry, the study’s problematic is the relationship between high automation degree of commercial jets, the low skill of pilots in manual flight and accidents occurred mainly as a result of those two factors. The main objective is to discuss how this relationship can be improved in the name of safety and economy in aviation. As secondary objectives, it aims to understand the airline industry development scenario and its future prospects, considering the high automation of commercial jets. The study used descriptive research as a method, with documentary and bibliographic procedures. From the data collected and the accidents reported, it was evidenced that, concomitantly with the high investment in cabin automation technology of large commercial jets, it is necessary also to train pilots and crew, so that, in emergency situations, they can recognize aircraft and systems failures, so that they can take quick and assertive decisions to correct any problem or take aircraft’s manual control in order to carry passengers and crew safely and efficiently until landing. So that pilots do not become just operators and controllers of these automated systems, they need constant training in flight simulators and manual’s flying practice in their daily operations, so that they can be agents of their flights, commanding aircraft and teams successfully and, consequently, minimizing air accidents rate. From the recommendations extracted from the accidents studied in this research, it is evident the need for airlines and pilots to incorporate manual flight skills, in order to increase operations' security levels, considering that pilots, and their cognitive skills, will be responsible for controlling the flights and preserving lives and investments in airline sector.
Palavras-chave: Acidentes
Automação
Avião
Piloto
Voo manual
Accidents
Automation
Plane
Manual flight
Pilot
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola Politécnica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3364
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Bruno Vaz Rosa.docx512,96 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador