PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Bruno Vaz-
dc.date.accessioned2021-12-17T20:15:23Z-
dc.date.available2021-12-17T20:15:23Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/3364-
dc.description.abstractConsidering the growing economic development (except for the most critical period of Covid-19 pandemic) and technological development in airline industry, the study’s problematic is the relationship between high automation degree of commercial jets, the low skill of pilots in manual flight and accidents occurred mainly as a result of those two factors. The main objective is to discuss how this relationship can be improved in the name of safety and economy in aviation. As secondary objectives, it aims to understand the airline industry development scenario and its future prospects, considering the high automation of commercial jets. The study used descriptive research as a method, with documentary and bibliographic procedures. From the data collected and the accidents reported, it was evidenced that, concomitantly with the high investment in cabin automation technology of large commercial jets, it is necessary also to train pilots and crew, so that, in emergency situations, they can recognize aircraft and systems failures, so that they can take quick and assertive decisions to correct any problem or take aircraft’s manual control in order to carry passengers and crew safely and efficiently until landing. So that pilots do not become just operators and controllers of these automated systems, they need constant training in flight simulators and manual’s flying practice in their daily operations, so that they can be agents of their flights, commanding aircraft and teams successfully and, consequently, minimizing air accidents rate. From the recommendations extracted from the accidents studied in this research, it is evident the need for airlines and pilots to incorporate manual flight skills, in order to increase operations' security levels, considering that pilots, and their cognitive skills, will be responsible for controlling the flights and preserving lives and investments in airline sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectAvião-
dc.subjectPiloto-
dc.subjectVoo manual-
dc.subjectAccidents-
dc.subjectAutomation-
dc.subjectPlane-
dc.subjectManual flight-
dc.subjectPilot-
dc.titleAutomação em jatos comerciais: um estudo sobre habilidades manuais de pilotos e acidentespt_BR
dc.title.alternativeAutomation in commercial jets: a study on manual skills of pilots and accidentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salm-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoDiante do crescente desenvolvimento econômico (à exceção do período mais crítico de pandemia de Covid-19) e tecnológico do setor aéreo, essa pesquisa tem como problemática a relação entre o alto grau de automação dos jatos comerciais, a baixa habilidade dos pilotos em voo manual e os acidentes ocorridos principalmente em função desses dois fatores. O objetivo principal da pesquisa é discutir como essa relação pode ser aprimorada em nome da segurança e da economia na área da aviação. Como objetivos secundários, busca compreender o cenário de desenvolvimento do setor aéreo e as perspectivas futuras, considerando a elevada automação dos jatos comerciais. O estudo utilizou como método a pesquisa de natureza descritiva, com procedimentos documental e bibliográfico. A partir dos dados levantados e dos acidentes reportados, demonstrou-se que, paralelamente ao alto investimento em tecnologia de automação das cabines dos grandes jatos comerciais, é necessário treinar pilotos e tripulação, principalmente para que, em situações de emergência, reconheçam falhas nas aeronaves e em seus sistemas e, assim, possam tomar decisões rápidas e assertivas no sentido de corrigir eventuais problemas ou assumir o controle manual da aeronave com vistas a conduzir passageiros e tripulação de forma segura e eficiente, até o pouso. Para que pilotos não se tornem apenas operadores e controladores desses sistemas automatizados, carecem de constante treinamento em simuladores de voos e da prática do voo manual no dia a dia de suas operações, para que possam ser agentes proativos de seus voos, comandando aeronaves e equipes com sucesso e, minimizando, de efeito, o índice de acidentes aéreos. Das recomendações extraídas dos acidentes estudados nesta pesquisa, fica evidente a necessidade de empresas aéreas e pilotos incorporarem habilidades de voo manual, de modo a aumentar o nível de segurança das operações, levando-se em consideração que, em última instância, são os pilotos com suas habilidades cognitivas de aviadores valorizadas que responderão pelo controle dos voos, preservando vidas e investimentos no setor aéreo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpt_BR
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Instrução Suplementar, de 26/05/2017. 2017. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/iac-e-is/is/is-91-001. Acesso em: 13 set. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil RBAC 61, Emenda Nº 13: licenças, habilitações e certificados para pilotos. 2020. Disponível em: https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-61/@@display-file/arquivo_norma/RBAC61EMD13.pdf. Acesso em: 21 set. 2021. AGÊNCIA NACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Anuário do Transporte Aéreo: gráficos e tabelas – 2020. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/anuario-do-transporte-aereo. Acesso em: 20 ago. 2021. AZUL LINHAS AÉREAS. Requisitos para pilotos. 2021. Disponível em: https://www.voeazul.com.br/conheca-a-azul/trabalhe-conosco/requisitos-para-pilotos. Acesso em: 27 set. 2021. BUREAU D'ENQUÊTES ET D'ANALYSES POUR LA SÉCURITÉ DE L'AVIATION CIVILE (BEA). Final Report: On the accident on 1st June 2009 to the Airbus A330-203 registered F-GZCP operated by Air France flight AF 447 Rio de Janeiro – Paris. Paris: BEA, 2012. Disponível em: https://www.bea.aero/docspa/2009/f-cp090601.en/pdf/f-cp090601.en.pdf. Acesso em 3 out. 2021. BOEING. Perspectivas de mercado. 2019. Disponível em: https://www.boeing.com.br/produtos-e-servicos/avioes-comerciais/perspectivas-de-mercado.page. Acesso em: 1 out. 2021. BORGES. V. A. A influência da automação na operação das aeronaves comerciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Automação Industrial). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Unidade Araxá. Disponível em: https://www.eng-automacao.araxa.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/152/2018/01/TCC-VINICIUS-Vers%C3%A3o-Definitiva-EAI-2017.pdf. Acesso em: 10 out. 2021. CAMPOS, A. C. V. de. Conhecimento geral das aeronaves: asas fixas. Palhoça: Unisul Virtual, p 298, 2011. CASNER, S. M. et al. The retention of manual flying skills in the automated cockpit. Human Factors: The Journal of the Human Factors and Ergonomics Society, v. 56, n. 8, p. 1506-1516, May, 2014. COLLINSON, R. P. G. Introduction to Avionics Systems. 3. ed. London: Springer, 2011. DISCOVER MAGAZINE. Despite Passenger Fears, Automation is the Future of Aviation. 2019. Disponível em: https://www.discovermagazine.com/technology/despite-passenger-fears-automation-is-the-future-of-aviation. Acesso em: 30 nov. 2021. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). General Aviation Technically Advanced Aircraft, FAA-Industry, Safety Study: final report of TAA safety study team. 2003. Disponível em: http://www.faa.gov/training_testing/training/fits/research/media/TAA%20Final%20Report.pdf. Acesso em: 9 set. 2021. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Enhanced FAA oversight could reduce hazards associated with increased use of flight deck automation: Report Number AV-2016-013. 2016. Disponível em: https://www.oig.dot.gov/sites/default/files/FAA%20Flight%20Decek%20Automation_Final%20Report%5E1-7-16.pdf. Acesso em: 23 out. 2021. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA). Safety Alert for Operators 17007. Washington, DC: FAA. 2017. Disponível em: https://www.faa.gov/other_visit/aviation_industry/airline_operators/airline_safety/safo/all_safos/media/2017/SAFO17007.pdf. Acesso em: 12 out. 2021. FERREIRA. M. M. A. O Impacto da COVID-19 na carreira dos pilotos de avião no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Curso de Ciências Aeronáuticas). Escola das Ciências Exatas da Computação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. FONTES, R. de S.; FAY, C. M. Formação por competência: discutindo a formação de pilotos no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 162, p. 1148-1170 out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/BXFZ9cyHMFh3jhYdsFT5cbk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021. GENERAL CIVIL AVIATION AUTHORITY (GCAA). Final Report: AAIS Case No: AIFN/0008/2016. Abu Dhabi: GCAA, 2020. Disponível em: https://www.gcaa.gov.ae/en/ePublication/admin/iradmin/Lists/Incidents%20Investigation%20Reports/Attachments/125/2016-Published%20Final%20Report%20AIFN-0008-2016-UAE521%20on%206-Feb-2020.pdf. Acesso em: 11 out. 2021. HOLLNAGEL, E.; WOODS, D. Joint cognitive systems: foundation of cognitive systems engineering. Flórida: Boca Raton, 2005 ITAPEMIRIM. Vagas para pilotos: 2 coisas que você precisa saber. 2020. Disponível em: https://liftaviation.com.br/posts/itapemirim-vagas-para-pilotos-2-coisas-que-voce-precisa-saber//. Acesso em: 27 set. 2021. LARANJEIRA, F. Conclusões sobre o voo AF 447: as lições do acidente com voo da Air France que caiu no mar em 2009 quando voava do Rio de Janeiro para Paris. Aero Magazine, 2012. Disponível em: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/conclusoes-sobre-o-voo-af447_659.html. Acesso em 4 out. 2021. NATIONAL TRANSPORTATION SAFETY BOARD (NTSB). Accident report: NTSB/AAR-10/01. PB2010-910401. Washington, D. C: NTSB, 2010. Disponível em: https://www.ntsb.gov/investigations/AccidentReports/Reports/AAR1001.pdf. Acesso em: 28 out. 2021. NATIONAL TRANSPORTATION SAFETY BOARD (NTSB). Accident report: NTSB/AAR-14/01. PB2014-105984. Washington, D. C: NTSB, 2014. Disponível em: https://www.ntsb.gov/investigations/AccidentReports/Reports/AAR1401.pdf. Acesso em: 28 out. 2021. ORGANIZACIÓN DE AVIACIÓN CIVIL INTERNACIONAL (OACI). El volumen total de pasajeros en 2020 se redujo un 60 % y el asalto de la COVID-19 a la movilidad internacional no se detiene. 2021. Disponível em: https://www.icao.int/Newsroom/Pages/ES/2020-passenger-totals-drop-60-percent-as-COVID19-assault-on-international-mobility-continues.aspx. Acesso em: 29 out. 2021. PILATI. G. A influência da automação na consciência situacional dos pilotos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Ciências Aeronáutica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: https://avioesemusicas.com/wp-content/uploads/2013/06/Monografia-Final.pdf. Acesso em: 12 set. 2021. RANK. L. Análise do acidente com o voo 447 da Air France quanto ao tubo de pitot: contribuições para melhorias na segurança operacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Ciências Aeronáutica, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8092. Acesso em: 10 set. 2021. RIBEIRO E. F. A formação do piloto de linha aérea: caso VARIG – o ensino aeronáutico acompanhando a evolução tecnológica. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2256. Acesso em: 12 set. 2021. RONDON, M. H. D. de F.; CAPANEMA, C. de F.; FONTES, R. de S. A interação homem-máquina nas aeronaves tecnologicamente avançadas. Porto Alegre, Aviation in Focus, v. 5, n. 2, p. 50-60, jul./dez., 2014. SOUZA, C. E. G. Aplicabilidade do treinamento baseado em evidências na aviação civil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Aeronáuticas) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8198. Acesso em: 19 out. 2021. THEGAZETTE. As planes become more reliant on automation, are airline pilots forgetting how to fly? 2011. Disponível em: https://www.thegazette.com/news/as-planes-become-more-reliant-on-automation-are-airline-pilots-forgetting-how-to-fly. Acesso em: 30 out. 2021. WIENER, E.; CURRY, R. Flight - Deck Automation: promisses and problems. Mofett Field: NASA, Coral Glanbes, Florida. EUA. 1980.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5312413428985748pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Ciências Aeronáuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Bruno Vaz Rosa.docx512,96 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador